MÍDIA CENTER

Gildásio Penedo saúda município de Tucano

Publicado em: 23/03/2011 00:00
Editoria: Diário Oficial

Democrata elogiou administração municipal
Foto:

Os 174 anos de emancipação política e administrativa do município baiano de Tucano, comemorados em 21 de março, foram lembrados pelo deputado Gildásio Penedo Filho (DEM), que solicitou inserção de moção de congratulações nos anais da Assembleia Legislativa.
Gildásio destaca a história do município que foi criado com o território da freguesia de Santa Ana e Santo Antônio do Tucano, desmembrado de Itapicuru, em 21 de março de 1837. Distante 257 km da capital baiana, com uma população de mais de 50 mil habitantes, possui a economia impulsionada pela pecuária, com os rebanhos de ovinos e caprinos, pela agricultura, com a expressiva produção de feijão, e pelo turismo. Este último é intensificado pelos fatores naturais, como águas térmicas, cachoeiras e formações rochosas, que atraem muitos visitantes. O município dispõe de parque hoteleiro com 507 leitos, além de um camping com espaço para 200 barracas para acomodar os turistas.
O democrata acrescenta que Tucano tem ainda vocação econômica para a manufatura artesanal, sendo o povoado de Tracupá um polo de artesãos de manufaturados em couro, cuja produção é exportada para São Paulo, Paraná, Brasília, entre outros estados. Também é praticado na região o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica e demais matérias-primas. "Há de se parabenizar a gestão do prefeito José Rubens de Santana Arruda, que neste segundo mandato, outorgado pelos tucanenses, mantém o mesmo espírito empreendedor", afirmou Gildásio, que ressaltou dentre as ações realizadas pela administração municipal, a perfuração de poços artesianos, a eletrificação rural e a construção de casas populares.



Compartilhar: