Aproveitando a passagem da data mais importante da cidade de Jucuruçu, o deputado Temóteo Brito (PMDB) apresentou moção de congratulação ao município pelos 22 anos de emancipação político-administrativa, comemorado em 24 de fevereiro. "Este importante município tem um grande potencial produtivo. Ele vem se consolidando, com o passar dos anos, em um dos principais expoentes de estabilidade política, econômica e social, no extremo sul da Bahia."
Segundo o parlamentar, a região onde hoje se localiza o município anteriormente pertencia a Itamaraju. "Os primeiros moradores na região chegaram no ano de 1912, vindos do sertão. No início, a localidade era chamada de Fazenda Venezuela, depois passou a ser conhecida como Chumbo. Mais de cinquenta anos depois do início do distrito, no ano de 1989, após várias reivindicações, o Chumbo desmembrou-se de Itamaraju e ganhou emancipação política", frisou Temóteo Brito.
Para o parlamentar, esta reivindicação se justificava porque era dessa região que saía a maior quantidade de verbas para Itamaraju, decorrente da pecuária e cultivo de cacau e café. "De 2000 a 2004, Jucuruçu deu um salto em desenvolvimento. A cidade ganhou mais ênfase na mídia, tornou-se a menina dos olhos da Bahia e recebeu várias obras de peso", destacou.
Outro ponto salientado foi a economia local. Para ele, a cafeicultura, a cacauicultura e a agricultura familiar, com sua produção expressiva de batata doce, somam-se à pecuária, com seus importantes rebanhos de bovinos e equinos.
REDES SOCIAIS