MÍDIA CENTER

Assembleia instala a Comissão Especial do Complexo Intermodal

Publicado em: 02/03/2011 00:00
Editoria: Diário Oficial

A peemedebista Ivana Bastos afirma que é necessário organizar um cronograma de trabalho
Foto:

A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul foi instalada ontem e já mostrou a que veio. Logo após a eleição da deputada Ivana Bastos (PMDB) e do deputado Augusto Castro (PSDB) para presidente e vice do colegiado, respectivamente, já surgiram várias propostas de trabalho.
Augusto Castro, por exemplo, sugeriu que seja convidado um representante do Ibama para discutir os impactos ambientais da construção do porto no local conhecido como Ponta do Tulha, em Ilhéus, região sul da Bahia. Ele também defendeu uma visita dos integrantes da comissão a Ilhéus para ouvir a comunidade sobre o projeto.
A deputada Maria Del Carmem (PT) ponderou, no entanto, que seria melhor primeiro convidar representantes do Governo do Estado para que eles possam dar detalhes sobre o projeto de construção da ferrovia e do porto em Ilhéus. Ela sugeriu que se convide o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, o secretário de Infraestrutura e o do Planejamento.
"Vamos ouvir primeiro o que o governo tem a dizer para depois convidar empresários e representantes dos órgãos federais", argumentou. Para ela, é importante buscar o menor prejuízo do ponto de vista ambiental para o projeto, já que um empreendimento dessa natureza "sempre causará algum dano ao meio ambiente".
O deputado Rosemberg Pinto (PT) foi além e defendeu que, primeiro, a comissão solicite do governo o projeto para que seja estudado. "Vamos pegar esse documento e distribuir para os demais integrantes do colegiado de forma que todos conheçam o projeto."
Já a deputada Ângela Sousa (PSC) defendeu veementemente a construção da ferrovia e do porto. "Enquanto os ambientalistas tentam barrar o projeto, nosso povo carente e sofrido fica à espera dessa oportunidade de emprego e renda", afirmou Ângela. Para ela, a construção do porto e da ferrovia representará uma nova fase não só para a população da região sul, mas para toda a Bahia.
No final, diante de tantas propostas, os integrantes do colegiado optaram por discutir um cronograma de trabalho na próxima reunião. A presidente do colegiado, Ivana Bastos, defendeu que, diante de tantas sugestões, é necessário primeiro organizar um cronograma para que a comissão funcione de forma mais eficiente. A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul vai se reunir inicialmente às quartas-feiras, a partir das 11h30.



Compartilhar: