MÍDIA CENTER

Adolfo Menezes defende assepsia em identificação biométrica

Publicado em: 19/11/2010 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar apresentou projeto no Legislativo
Foto:

A identificação biométrica, que permite reconhecer uma pessoa por meio da retina, voz ou impressão digital, tem sido cada vez mais utilizada nos diversos estabelecimentos da Bahia, com o objetivo de aumentar a segurança. Para garantir a higiene e a saúde das pessoas que frequentam esses locais, o deputado Adolfo Menezes (PRP) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a assepsia no uso de equipamentos de reconhecimento biométrico nos estabelecimentos da Bahia.
Na justificativa do documento, o deputado explicou que a biometria mais difundida é a que se utiliza das impressões digitais. "Esse é um dos métodos mais antigos e que tem sido utilizado com sucesso em inúmeras aplicações, pois, afinal, cada pessoa tem impressões digitais únicas e imutáveis", diz Menezes, lembrando que o método é usado, por exemplo, em portos ou empresas de grande porte para registrar a entrada ou saída das pessoas no estabelecimento, a partir da captura de sua impressão digital.
"Ocorre que a utilização desses meios, se, por um lado, aumenta a segurança, por outro, potencializa a capacidade de transmissão de infecções, como da gripe A, através do contato de pessoas sãs com superfícies onde pode ter havido o contato de pessoas que eventualmente estejam contaminadas", alerta o parlamentar.
Segundo Adolfo Menezes, essa forma de contágio é objeto de campanhas de higiene que recomendam o aumento da frequência de lavagem das mãos.
Ainda de acordo com ele, a assepsia através da lavagem das mãos é reconhecida pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz como a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada sempre, ao iniciar e ao término de uma tarefa.
Para Menezes, a assepsia pode ser realizada com a utilização de um simples recipiente ao lado dos equipamentos, contendo líquido antisséptico, álcool gel ou similar, desde que de comprovada eficácia na prevenção e controle da disseminação de infecções, tais como gripe ou conjuntivite.
"Por isso, é indispensável que os estabelecimentos que usem equipamentos de identificação biométrica através do contato físico também disponibilizem meios eficazes de assepsia para o trabalhador ou usuário, a fim de garantir melhores condições de saúde e evitar a disseminação de doenças", concluiu ele.



Compartilhar: