O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, voltou a decretar luto oficial no parlamento, ontem, pela morte do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ilhéus, João Lyrio. Na terça-feira, ele já tinha feito o mesmo por conta do falecimento do também ex-deputado Heraldo de Andrade Guerra. Durante o período de luto, as bandeiras da AL ficam hasteadas a meio mastro, em demonstração de respeito aos ex-parlamentares.
João Lyrio morreu na madrugada de terça-feira, no Hotel Casablanca, empreendimento que dirigia na cidade de Itabuna. Lyrio vinha enfrentando problemas de saúde em decorrência de diabetes. Ele foi deputado estadual de 1987 a 89, quando assumiu a administração do município de Ilhéus. Por conta disso, a prefeitura do município do Sul da Bahia também decretou luto oficial de três dias.
Advogado de formação, empresário e pecuarista, João Lyrio nasceu em 28 de agosto de 1937, no município baiano de Itapé. Ele cursou o antigo primário na Escola Santa Cruz, em Itapé, e o secundário no Ginásio Santa Terezinha, em Boquim, Sergipe. Ele formou-se pela Escola de Direito de Ilhéus, em1977.
Lyrio iniciou sua carreira política como vereador em Itapé, em 1969, quando foi eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi deputado estadual Constituinte pelo PMDB para o período de 1987 a 1991, mas renunciou ao mandato em dezembro de 1988, quando foi eleito prefeito de Ilhéus pelo PSDB. Antes disso, entre 1977 e 1985, ele foi secretário municipal de Finanças de Ilhéus. Também foi presidente do Sindicato Rural de Ibicuí, em 1974, e presidente do Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, em Itabuna.
REDES SOCIAIS