MÍDIA CENTER

Universidade Estadual do Litoral Norte é proposta por Paulo Azi

Publicado em: 24/08/2010 00:00
Editoria: Diário Oficial

Democrata diz que sede será em Alagoinhas, com campi em Entre Rios, Esplanada e Inhambupe
Foto:

A Universidade Estadual do Litoral Norte, mais uma instituição pública de ensino superior, vai funcionar em Alagoinhas, tendo campi em Entre Rios, Esplanada e Inhambupe. Antes, entretanto, a Assembleia Legislativa precisa aprovar e o governador sancionar o projeto de lei do deputado democrata Paulo Azi que cria a Ueslinor. Além do ensino tradicional, a nova universidade terá também funções de pesquisa e extensão.
Segundo o deputado, a criação que ele propõe se justifica em função de "a região administrativa da cidade de Alagoinhas ser composta de vários municípios, onde existe uma população estudantil de milhares de pessoas que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. O problema é que as pessoas de poucos recursos financeiros não dispõem de uma universidade pública estadual na região."
Assim, a criação e implantação da Ueslinor "atenderão a uma antiga necessidade da população, diminuindo sensivelmente o deslocamento desses estudantes para Salvador e Feira de Santana". Acreditando no sucesso do projeto, Azi argumenta que "essa realização será de fundamental importância não só na educação de jovens e adultos, mas na educação como um todo, incentivando estudos de pesquisas e extensão, principalmente com o objetivo de elevar a qualidade de vida das pessoas."
Por fim, o deputado garante que a implantação da instituição irá significar "o desenvolvimento econômico e a fixação desses alunos na região, pois não apenas formaria os quadros técnicos e profissionais, como também produziria o conhecimento indispensável para o desenvolvimento regional, elevando sensivelmente a qualificação dos jovens, tornando mais fácil o acesso ao mercado de trabalho."



Compartilhar: