A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente ligada à busca do ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Incluído entre os municípios que se destacam principalmente na criação de gado, Senhor do Bonfim completa hoje 125 anos de emancipação político-administrativa, merecendo do deputado Euclides Fernandes (PDT) uma moção de congratulações.
Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.
Situado na zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam na região. Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy, a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.
O arraial, além da rota para a penetração no território, destacava-se como importante núcleo, desenvolvendo com base em atividades ligadas à criação de gado. Depois de passar pela condição de vila com o nome de Vila Nova da Rainha, foi elevada a categoria de cidade pela Lei Provincial 2.499 de 28 de maio de 1885, tendo seu topônimo modificado para Senhor do Bonfim.
"Nesta data tão importante, congratulo-me com toda população hospitaleira e trabalhadora de Bonfim. Nada mais justo que essa homenagem", afirmou Euclides Fernandes.
REDES SOCIAIS