Com o objetivo de promover a equidade de direitos entre a capital e o interior, principalmente com relação às conquistas femininas, a deputada Fátima Nunes (PT) indicou ao governador Jaques Wagner que ele determine, através da Secretaria da Segurança Pública, a liberação de recursos financeiros para a implantação de unidades móveis da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em todo o estado.
Segundo a parlamentar petista, esta indicação se faz necessária uma vez que os crimes e a violência contra a mulher ainda são praticados no interior da Bahia, mesmo depois de grandes conquistas, a exemplo da Lei Maria da Penha. "Conforme a Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres, 70% dos crimes contra mulheres acontecem no âmbito doméstico e os agressores são os maridos ou companheiros. No Brasil, a cada 15 segundos uma mulher sofre violência doméstica ou familiar", frisou.
Para Fátima, a implantação de unidades móveis vinculadas às delegacias tornará mais eficaz o que preconiza a lei, inclusive ampliando o que é estipulado nela, já que o atendimento será domiciliar e individualizado e as mulheres poderão registrar ocorrências na hora e, dependendo da gravidade, a polícia será acionada e o agressor poderá ser preso. Além desse benefício, a deputada ressaltou a questão educativa. "O atendimento móvel percorrerá as cidades, distribuindo cartilhas com informações úteis para as mulheres vítimas de violência", concluiu Fátima.
REDES SOCIAIS