"A cidade do São Salvador já nasceu capital sem ter sido província e foi por muitos anos a maior cidade das Américas." Com esta afirmação, o deputado João Carlos Bacelar (PTN) deu entrada na Assembleia Legislativa em uma moção de congratulação pelos 461 anos de aniversário da fundação da cidade, comemorado no último dia 29.
A cidade de Salvador era chamada de Bahia, inclusive até hoje, por moradores do próprio estado. Seus habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador".
A cidade também já recebeu alguns epítetos, como "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu Carnaval, e "Roma Negra", por ser a cidade com maior população negra fora da África.
"Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina", destaca o parlamentar, lembrando a geografia singular, que a coloca como uma das mais belas do mundo.
REDES SOCIAIS