MÍDIA CENTER

Pesar por Jânio Lopo na Assembleia

Publicado em: 11/03/2010 00:00
Editoria: Diário Oficial

Os deputados Heraldo Rocha, Misael Neto e Leur Lomanto Júnior associaram-se às manifestações pela perda do jornalista baiano
Foto:

A morte do jornalista Jânio Lopo, no último dia 5, por infarto, vem mobilizando os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia. Ontem, mais duas moções de pesar pela perda do editor e articulista político da Tribuna da Bahia e diretor do site Política Hoje foram apresentadas no parlamento estadual. Em todas as moções, os parlamentares fazem questão de enaltecer o caráter e a coragem de Jânio, que tinha 51 anos e cuja trajetória fica de exemplo para os jovens jornalistas baianos.
Os deputados democratas Heraldo Rocha e Misael Neto, líder da minoria e do DEM, respectivamente, lembraram o compromisso de Jânio com a informação e o leitor. "A escrita era seu ofício, sua arte, sua vida", destacaram.
Os parlamentares ressaltaram a comoção de familiares, amigos jornalistas e políticos de todas as correntes no velório e na cerimônia de cremação. Eles citaram a presença na cerimônia de adeus de ex-governadores, senadores, do prefeito de Salvador, João Henrique, além de deputados federais e estaduais e vereadores.
"A força desta comoção demonstrou, de forma inequívoca, a falta que fará de um profissional tão querido e respeitado, acabando assim por deixar um grande vazio, um verdadeiro fosso, na imprensa política baiana", acreditam os democratas.
Segundo os deputados, o diretor-presidente da Tribuna, Walter Pinheiro, em palavras discursivas nas despedidas de Jânio, sintetizou o que estava nos seus corações: "A Bahia perdeu um grande jornalista, a Tribuna perdeu um gênio e eu perdi um grande amigo."
Heraldo e Misael ressaltaram as palavras do jornalista Raul Fonseca: "Além de um grande jornalista, Jânio era uma enorme figura humana, de grande sensibilidade e um amigo inigualável. Deixa uma legião de admiradores que temiam por sua saúde. Seu destemor, sua sinceridade, sua gentileza e seu senso de humor também deixarão saudades."
O artigo do também jornalista Ivan de Carvalho foi anexado na íntegra na moção. "Jânio foi sempre um ser prestativo e desapegado do ter e do mandar, um daqueles seres humanos que não vieram para ser servidos, mas para servir, que vieram para fazer sorrir e não para se queixar, chegando em certos momentos não profissionais a dar a impressão de que não levava a vida muito a sério, que brincava com ela e seus problemas", escreveu Ivan no texto muito elogiado pelos deputados democratas.

TRISTEZA

Já o deputado Leur Lomanto destacou o seguinte na moção apresentada na AL. "É com muita tristeza e consternação que manifesto pesar pela morte de Jânio Lopo, um dos mais expressivos jornalistas da Bahia". Para o deputado, o jornalista será lembrado por amigos, colegas e políticos "como um profissional de caráter ético, sensível, combativo e transparente."
Leur lembrou ainda que Jânio completaria 52 anos no dia 15 de março, tinha 30 anos de carreira, 20 deles dedicados a escrever sobre política. "Um homem tímido, gentil e de poucas falas, que externava análises sobre política e suas consequências ao escrever com sábias e simples palavras sua coluna diária, no jornal Tribuna da Bahia, veículo que ele próprio ajudou a fortalecer ao longo das últimas décadas", reforçou o peemedebista.
Ele ressaltou ainda que, nos últimos dois anos, o jornalista se dedicou também à criação do site Jânio Lopo, posteriormente denominado de Política Hoje, instrumento com o qual cobriu, ao lado de sua equipe de repórteres, os fatos políticos de âmbito local e nacional.
"Entre os relatos de seus colegas, se destaca a delicadeza com que tratava a todos, o desprendimento com as coisas materiais, a disposição em ajudar seus "companheiros", a agilidade no pensamento e a facilidade em colocar as palavras no papel", acrescentou Leur Lomanto.
O autor da moção observou que Jânio estava sempre atento ao mundo da política e seus artigos combatiam irregularidades e anomalias sociais, condenavam com veemência questões muito atuais.
"Ao conduzir com palavras de fácil entendimento os seus artigos, Jânio Lopo ganhou credibilidade e conquistou muitos leitores", diz o deputado. De algumas pessoas, acrescentou ele, o jornalista não só conseguiu a fidelidade da leitura, mas também a nobreza e o carinho de uma amizade. "Homens simples do povo, intelectuais e autoridades políticas estavam presentes em seu ciclo de fãs e amigos", concluiu.



Compartilhar: