MÍDIA CENTER

José Nunes apresenta moção de pesar por falecimento de Teago Ferreira

Publicado em: 28/01/2010 00:00
Editoria: Diário Oficial

Trajetória do conterrâneo no município de Euclides da Cunha foi destacada pelo parlamentar
Foto:  

O falecimento de Teago Ferreira de Carvalho, ocorrido no último dia 25, consternou o deputado José Nunes (DEM), conterrâneo desse advogado provisionado que desde o início dos anos 40 atuou no ramo do direito em Euclides da Cunha e região. O parlamentar lamentou o falecimento desse "homem de bem, que tanto fez por sua terra e sua gente em seus 92 produtivos anos de vida", através de moção de pesar que apresentou à Assembleia Legislativa.
O deputado do Democratas solidarizou-se com seis filhos que ele deixou e fez um breve resumo da vida dessa "figura notável" que marcou a vida de Euclides da Cunha, cidade a que serviu também nos três mandatos de vereador que cumpriu. Teago Ferreira de Carvalho foi também candidato a prefeito da cidade, em 1954, e era conhecido em toda a região carinhosamente como doutor Teago.
Ele nasceu no dia 25 de julho de 1917 e venceu na vida graças ao próprio esforço, pois não chegou a cursar universidade e ainda assim se tornou "um brilhante advogado, reconhecido por professores e doutores que frequentaram os melhores bancos escolares do país". José Nunes informa que o doutor Teago começou a se "embrenhar pelos caminhos do direito ali pelo início dos anos 40", quando foi escrivão dos juizados crime e do cível, sendo citado pelo grande advogado José Aras, em seu livro No Sertão do Conselheiro – como importante auxiliar.
Aras chegou a Euclides da Cunha para trabalhar como escrivão e ele, advogado formado, conseguiu no rábula de pouco mais de 20 anos as "orientações fundamentais para o exercício daquela função". O deputado informa ainda que o doutor Teago foi também benemérito fundador da Associação dos Vicentinos, que até hoje executa trabalho social digno dos maiores elogios, recebendo da secção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil o título de advogado provisionado, "atuando nos tribunais até passar o bastão para o bacharel diplomado pela Universidade Católica do Salvador, Tiago Júnior, seu filho."
Para José Nunes é digno de nota o questionamento que durante anos motivou a sociedade euclidense sobre quem era o melhor advogado dos dois, sendo o filho humilde, sempre declarado que era o pai. Ele lembrou que o doutor Teago também atuou como conselheiro ou uma espécie de consultor familiar e afirmou a sua certeza sobre a lacuna aberta na vida do povo de Euclides da Cunha. Ele solicitou ao Legislativo que o conteúdo de sua moção de pesar seja oficialmente dado a conhecer para os familiares do falecido, seus filhos Mardonio, Alba, Maria Adália, Marinalva, Tiago Júnior e Ada, e às autoridades municipais, à prefeita Fátima e à Câmara Municipal, através de sua presidente, a vereadora Romilda.



Compartilhar: