Em virtude das comemorações dos 57 anos de emancipação politico-administrativo do município de Itapetinga, ocorrido no último dia 12 de dezembro, o deputado Heraldo Rocha (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa moção de congratulação e aplausos aos munícipes.
De acordo com historiadores, nos primórdios da história de Itapetinga, havia o povoado denominado Itatinga, cujo fundador fora Augusto Andrade de Carvalho. Quando de sua elevação à condição de distrito em 22 de julho de 1933, ocorreu a sua integração à Vitória da Conquista. Em 30 de novembro do mesmo ano, o distrito de Itatinga é anexado ao município de Itambé. Posteriormente, o IBGE decidiu alterar o nome de Itatinga para Itapetinga, no ano de 1944, permanecendo, desde então, com essa denominação.
No início da década de 50, segundo Rocha, ocorreu a merecida emancipação política de Itapetinga, o que proporcionou o seu rápido crescimento populacional e econômico, tomando como referência a cidade de Itambé, até então, sua sede, o que se efetivou oficialmente mediante aprovação da Lei Estadual nº 508, de 12 de dezembro de 1952, com a sanção do então governador Régis Pacheco.
"Podemos assegurar que Itapetinga alcançou, no decurso de sua trajetória, consideráveis avanço em todos os aspectos, principalmente na sua base econômica, superando muitas cidades circunvizinhas quanto ao desenvolvimento social", afirmou o parlamentar.
Localizado na Região Sudoeste da Bahia, a 600 Km da capital, Itapetinga conta com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Com o seu pujante destaque na economia baiana, em decorrência de sua forte vocação para pecuária de corte, o município se constitui também na principal bacia leiteira do nosso estado. O parlamentar finalizou a moção elogiando os políticos que representaram e representam o município.
REDES SOCIAIS