"Depois de 05 anos da sua implantação, a Univasf representa um grande centro avançado de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade", assegura o deputado Pedro Alcântara (PR), que dedica moção de aplauso na Assembleia Legislativa pela passagem do aniversário de fundação da Universidade Federal do São Francisco (Univasf), completado no dia 26 de novembro.
De acordo com o parlamentar, a Univasf, criada pela Lei n°10.473/2002, inaugurou o processo de interiorização do ensino público superior no Brasil. Em 2004, com base em consulta realizada junto à comunidade e lideranças locais abriu as primeiras graduações. Atualmente, disponibiliza 21 cursos de graduação e mestrados em Ciências dos Materiais e Ciência Animal, além de se firmar como pólo científico que agrega 43 grupos de pesquisa cadastrados nas áreas de ciências agrárias, da saúde, biológicas, da terra, exatas, humanas, sociais aplicadas e engenharias.
A universidade possui quase 3.500 estudantes, 340 docentes e 235 técnicos administrativos. Com campus instalados nas cidades de Juazeiro/BA, Petrolina/PE, São Raimundo Nonato/PI, o mais recente, em Senhor do Bonfim/BA, e a intenção de disponibilizar novos serviços e espaços nestes campus, "a Univasf cada vez mais ajudará a alavancar o desenvolvimento regional", acredita Pedro Alcântara.
REDES SOCIAIS