A deputada Ângela Souza se congratulou com os funcionários públicos, através de moção apresentada na Assembleia Legislativa pela passagem do seu dia, comemorado ontem. No documento, ela contou que, em 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil, surgiram em terras nacionais os primeiros embriões daquilo que seria a máquina administrativa estatal. "São, portanto, 200 anos de funcionalismo público."
A parlamentar lembrou que o Brasil se tornou independente, virou império, república, enfrentou ditadura e vive em uma democracia. Mas, acrescentou ela, durante dois séculos, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de trabalhar. "Para homenagear o servidor foi criado o Dia do Funcionário Público, ao mesmo tempo em que se construía o primeiro Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, consolidado por intermédio do Decreto-Lei no 1.713, de 28 de outubro de 1939", observou.
Ângela lembra ainda que hoje o cargo de funcionário público é extremamente cobiçado. Prova disso, diz, é que a cada novo concurso milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. "Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Mas, a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível", concluiu ela.
REDES SOCIAIS