MÍDIA CENTER

Ângelo Coronel quer criar o selo Escola Amiga do Meio Ambiente

Publicado em: 20/10/2009 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar aplaude a iniciativa daqueles que usam de forma inteligente os recursos naturais
Foto:

"A disseminação e implantação da cultura dos 5 Rs: reciclar, reaproveitar, reduzir, responsabilizar e respeitar, se configura como um meio eficaz para alcance de maior desenvolvimento local, sendo a escola pública um ambiente produtivo para o alcance destes objetivos", acredita o deputado Ângelo Coronel (PR), que propõe o Projeto de Lei n° 18.342/2009, que cria o selo Escola Amiga do Meio Ambiente, para apreciação da Assembleia Legislativa.
Segundo o primeiro artigo do projeto, o selo fica concedido a toda escola pública estadual que realize no mínimo cinco projetos com ações ambientalmente sustentáveis (aquelas desenvolvidas com base na cultura dos 5 Rs), dentro e fora de suas instalações, durante o ano letivo. Estes projetos poderão ser realizados em parceria, através de cooperação técnica ou convênios, com entidades civis sem fins lucrativos, prefeituras, cooperativas, ou afins, visando à troca e/ou ao apoio técnico para consecução dos objetivos.
Para Ângelo Coronel, os meios e a forma de produção na atual sociedade globalizada se tornam cada vez mais diversificados e rápidos, levando aos altos níveis de produção que requerem um grau de consumo compatível. Assim, dentro deste ciclo, o excessivo e descontrolado uso dos recursos naturais contribui para a sua própria escassez. De acordo com a visão do deputado, a compatibilização entre as crescentes demandas e atividades sociais, com o uso racional dos recursos, traz em si um desafio: o de aprender a utilizar de forma inteligente estes mesmos recursos.
"Reciclar, reaproveitar, reduzir, respeitar e responsabilizar são ações que visam a promover maior qualidade de vida para a população. O incentivo e apoio, através de atividades socioeducativas dentro e fora da escola pública estadual, visam a despertar a consciência sobre a importância da questão ambiental e se configuram como um meio eficaz de desenvolvimento socioeconômico", finaliza o parlamentar.



Compartilhar: