"O vereador é a parcela mais importante da vida política porque está próximo da comunidade, convivendo com as aspirações e os sentimentos do povo". Esta afirmação é do deputado Heraldo Rocha (DEM) na moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa homenageando a passagem do Dia do Vereador, comemorada em 1º de outubro. A data foi instituída pela Lei Federal nº 7212/84 .
Segundo Heraldo Rocha, a figura do vereador representa diretamente o sistema democrático no qual o poder emana do povo. "São homens e mulheres a serviço da comunidade, debatendo caminhos e traçando metas para o desenvolvimento das cidades e de uma sociedade mais igualitária e justa", ressaltou Heraldo Rocha.
Além de saudar os vereadores baianos, o deputado reafirmou a necessidade de buscar o que considera uma maior representabilidade política dos cidadãos brasileiros nas cidades onde estão domiciliados, através da adequação do número de vereadores em relação à densidade demográfica do município. "Muito merecido que possamos homenagear em nome desta Casa Legislativa todos os vereadores e vereadoras da Bahia, como forma de ressaltar e enaltecer o importante papel destes representantes do povo, verdadeiros porta-vozes das aspirações da sociedade", finalizou o deputado.
Historicamente, as câmaras constituíram o primeiro núcleo de exercício político. Os primeiros "vereadores" foram eleitos em 21 de janeiro de 1532, na capitania hereditária de Martin Afonso de Souza, que implantou, assim, o que seria a primeira Casa Legislativa das Américas.
REDES SOCIAIS