MÍDIA CENTER

Marcelo Nilo saúda município de Itaetê

Publicado em: 28/09/2009 00:00
Editoria: Diário Oficial

Deputado elogiou administração da cidade
Foto:

O deputado Marcelo Nilo apresentou moção de aplauso para a população do município de Itaetê, que comemora hoje 48 anos de emancipação política e administrativa. Segundo o deputado, “Itaetê vive um momento de grande desenvolvimento econômico e social”, principalmente pelo trabalho do prefeito Ademar Matos Souza (PSDB), “exemplo de gestor público, e que toca com maestria a administração local, reduzindo custos e ampliando oportunidades para a população”.
Na moção, Marcelo Nilo lembra que Itaetê vem acompanhando o “crescimento que experimentam hoje a Bahia e o Brasil” e destaca ainda as duas gestões do ex-prefeito Jorge Luís de Oliveira Estrela, “que também garantiu recursos e desenvolvimento para seus munícipes”. Por tudo isso, o deputado congratula-se com “o povo guerreiro, honesto e trabalhador dos municípios e suas lideranças políticas,  econômicas e sociais”.
A moção fala ainda da origem da cidade, que remonta ao final do século XIX. “Surgiu de uma pequena povoação de nome Tamanduá, às margens do Rio Paraguaçu, onde foi construído, nos primeiros anos do século passado, um ramal da estrada de ferro até Tamanduá”. Mas foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um importante centro comercial, como ponto de apoio de tropas que vinham de diversas localidades do alto sertão e das lavras diamantinas até a estação ferroviária.
O município  foi criado pela Lei Nº 1.497, de 25 de setembro de 1961, assinada pelo governador da época, Juracy Magalhães. O território do novo município foi desmembrado de Andaraí. Sua população é de cerca de 14 mil habitantes, sendo 8 mil e 500 na área rural e 5 mil e 500 no perímetro urbano. A superfície é de 1.199 quilômetros quadrados e está localizado na microrregião da Chapada Diamantina Meridional. Tem clima seco sub-úmido e seu nome é de origem Tupy-Guarani: significa "Pedra Dura”, “Duríssima".
A cidade  tem na agricultura e na pecuária bovina suas principais fontes, mas tem também um comércio forte e pelo menos uma indústria, a Iteóleo, fábrica de Biodiesel. Mas um dos principais destaques tem sido o turismo, por conta dos belos atrativos naturais do território, sendo o mais famoso deles o Poço Encantado, que atrai visitantes de todas as partes do mundo. No final, o deputado pede que a moção seja encaminhada ao prefeito, ao vice, ao presidente da Câmara Municipal, à Igreja e aos sindicatos de produtores e de trabalhadores do município.



Compartilhar: