O prefeito de Mata de São João e empresário João Gualberto (PP) foi agraciado com o título de cidadão baiano, em uma concorrida sessão especial que lotou o plenário da Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira. Marcaram presença representantes do setor empresarial, políticos das mais diversas cores partidárias, parentes e amigos da Bahia e de Sergipe, terra natal do homenageado. O governador Jaques Wagner e o ex-governador Paulo Souto, impossibilitados de estar presentes, deram declarações elogiosas em um vídeo veiculado na ocasião.
A honraria foi proposta pelo deputado João Carlos Bacelar (PTN) e, por conta disso, coube a ele fazer a saudação ao proprietário da rede Hiperideal e da distribuidora de bebidas Tio Sam. "Estamos hoje (quinta) aqui reconhecendo a importância de João Gualberto Vasconcelos na vida do nosso estado", dizendo ser ele, "antes de tudo, um homem de sucesso como empresário e como administrador público."
ÉTICA
Bacelar disse que a receita adotada por Gualberto para mudar Mata de São João (ele está em seu segundo mandato consecutivo) foi agir "com ética, competência e moralidade. Basta ver o que era a cidade e no que se transformou em sua administração", enfatizou. O parlamentar fez questão de destacar o empreendedorismo do homenageado na iniciativa privada e também a dedicação no seio familiar.
A sessão foi aberta pelo coral infantil do projeto social Criança Cidadã, criado pela prefeitura de Mata de São João, e logo em seguida foi exibido um vídeo com vários depoimentos de personalidades. Em quase todos se falou na virada promovida em Mata de São João, cidade em que o homenageado ia passar as férias na juventude, nas fazendas do tio Mamede Paes Mendonça. Mas a indicação para concorrer à prefeitura partiu de Paulo Souto, que no vídeo elogiou a iniciativa da AL e ressaltou as qualidades "de empresário que contribuiu com a Bahia."
MIDAS
Já o governador Wagner classificou de mais do que merecido o título e citou especialmente o avanço ocorrido em Praia do Forte, uma localidade de Mata. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, classificou o empresário como "uma espécie de Rei Midas, em que tudo o que toca vira ouro", lembrando a situação do município seis anos atrás. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, classificou de "excelente gestão".
O vídeo contou ainda a história de João Gualberto, o décimo de 13 irmãos, filhos de um casal de pequenos comerciantes de Itabaiana. Deixou o interior de Sergipe e veio para fazer o secundário no Colégio Central, em Salvador. Foi na capital o primeiro emprego, aos 15 anos, como fiscal de fila de caixa, numa loja do supermercado Paes Mendonça.
ATOL
Gualberto seguiu para São Paulo para cursar direito na tradicional Faculdade Mackenzie e foi ali que descobriu o tino empresarial ao deixar o emprego numa fábrica de produtos de limpeza para, com apenas 22 anos, fundar a fábrica de desinfetantes Atol. "Eu não sabia nada de custos fixos, tributos, custos de distribuição, logística", contou, considerando que, se soubesse a complexidade que há na administração empresarial, nem teria começado. "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez", disse, citando frase do cineasta francês Jean Cocteau.
"Poderia falar aqui durante horas sobre os motivos de meu orgulho por esse título", disse Gualberto, já em seu discurso de agradecimento. Na tribuna falou o pai de Mayra e Amanda: "Adoro vocês, do fundo do meu coração". Falou o político diante do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PSDB), do presidente do seu partido, o deputado federal Mário Negromonte, dos petistas Nelson Pelegrino, Luiz Caetano e Edval Passos (do Sebrae), do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), dos prefeitos de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, e de Itanagra, Percílio Ribeiro, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e os estaduais João Carlos Bacelar, Gildásio Penedo e Heraldo Rocha, ambos do DEM, além de vereadores de, pelo menos, cinco cidades.
Ali estavam presentes também e ouviram o empresário a desembargadora Ivana Magaldi, representando o presidente do TRT 5a Região, Paulino Couto; o superintendente regional da Caixa Econômica, Aristóteles Menezes, José Humberto Souza, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados; e o vice-prefeito de Mata, Marcelo Oliveira.
Ao encerrar a sessão, Marcelo Nilo frisou a satisfação de conceder o título ao empresário sergipano, lembrando que a iniciativa é individual do parlamentar, mas quando é aprovada passa a ser uma distinção do próprio Legislativo. Ele lembrou a ocasião em que Bacelar apresentou o currículo de Gualberto para justificar sua proposição, quando alguns deputados garantiram que, nesse caso, essa formalidade era dispensável, dada a identificação do empresário com o estado.
REDES SOCIAIS