MÍDIA CENTER

Morte de ex-prefeito consterna Gildásio

Publicado em: 23/07/2009 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar democrata registrou seus sentimentos através de moção de pesar protocolada na AL
Foto:

O deputado Gildásio Penedo (DEM), consternado pelo falecimento do político José Justino dos Santos, apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de pesar a toda a família e amigos da vítima. "Meu amigo deixa muita saudade, pela dedicação e pela sua grande vontade de trabalhar pelo povo do município de Coronel João Sá", salientou.
No documento protocolado na Secretaria Geral da Mesa, o deputado lembrou emocionado a história de vida do falecido. "José Justino nasceu em 02 de janeiro de 1925. Filho de Justino Resendo dos Santos e Maria José de Jesus, Zé Justino perdeu sua mãe quando ainda era muito jovem, aos 13 anos. Em 15 de abril de 1947 decidiu ir para São Paulo servir ao Exército. Lá ficou 14 meses, e em 1956 resolveu retornar à sua cidade natal. Ao chegar na sua terra, nada havia mudado, o transporte ainda era feito em carros de boi e burros", afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, quando o amigo retornou à sua cidade, logo perdeu a madrasta, e, muito triste, decidiu ir embora de uma vez. No ano de 1962, preocupado com o desenvolvimento social e econômico de sua terra, fez um projeto para conseguir passar o distrito de Iguaba à categoria de cidade. Ainda no mesmo ano foi publicada no Diário Oficial a emancipação. "Nesse período, Zé Justino já dava seus primeiros passos para a carreira política, que pouco tempo depois foi concretizada, sendo eleito prefeito em 3 de outubro do mesmo ano". E continua. "Depois de uma vez prefeito, ganhou todas as eleições, chegando a ser prefeito por quatro vezes e graças a seu apoio mais cinco líderes foram eleitos também para prefeito do município. Ele passou a ser chamado pelo povo de "pai da pobreza", "o homem do povo" ou "o homem da justiça", destacou.
De acordo com Gildásio Penedo, Zé Justino batizou a cidade com o nome de Coronel João Sá em homenagem a Dr. João Carvalho Sá, que era muito seu amigo. Ainda para o parlamentar, até o distrito virar cidade teve vários nomes. "A cidade natal de meu amigo nasceu de uma fazenda, chamada Pedra da Chaleira, depois batizada como Bebedouro, em seguida Iguara e finalmente Coronel João Sá.
Ainda no documento, o deputado fez questão de lembrar várias conquistas de Zé Justino. "A primeira coisa que fez quando logo assumiu a prefeitura foi comprar vários terrenos e distribuir para a população". E completa: "Meu amigo teve muitas alegrias, momentos muito bons, e o povo da cidade ao seu lado, apoiando-o e incentivando-o em seus desejos".
"Zé Justino foi um homem de garra e determinação, pois soube dar ao seu município, Coronel João Sá, dias de prosperidade, conquistas, luz e muita paz", ressaltou.



Compartilhar: