No ensejo das comemorações e felicitações do 76° aniversário de emancipação político-administrativa do município de Conceição do Coité, o deputado Emério Resedá (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de aplausos e congratulações ao povo do município.
No documento protocolado na Secretaria Geral da Mesa, o parlamentar enfatizou a história do município. "Seu marco inicial foi através da fazenda do Coité, fundada por viajantes que conduziam suas boiadas povoando o sertão e fazendo pousadas nas regiões que eram favoráveis à pastagem de gado e ao bem-estar humano, que ao longo de suas viagens costumavam descansar à sombra de uma árvore denominada cuitezeira (árvore da qual derivou o nome de Coité)".
Datas importantes da origem do município também foram lembradas pelo deputado. "Em 1855 foi criada a Freguesia de Conceição do Coité, passando a mesma para o domínio de Feira de Santana. No ano de 1878 criou-se a vila de Conceição do Coité e logo em seguida, no dia 18 de dezembro de 1890, o município de Conceição do Coité foi desmembrado do município de Riachão do Jacuípe". E complementa. "Em 1931 os municípios menores foram anexados ao vizinho de maior renda. No dia 23 de junho, o município de Conceição do Coité foi extinto, sendo restaurado depois através do decreto nº 8.528, de 7 de julho de 1933, recuperando sua autonomia político-administrativa, ficando a sede elevada à categoria de cidade".
Segundo Emério Resedá, nas atividades econômicas, Conceição do Coité se destaca no cultivo do sisal (principal exportador da região), mandioca, feijão e o milho. Na pecuária, está a criação de gado bovino, eqüino e caprino. Também se pratica a avicultura. De acordo com o parlamentar, a rodovia do sisal, inteiramente asfaltada, facilita o transporte para todos os grandes centros do país.
No documento, outro aspecto que ganhou destaque pelo deputado foi a industrialização, que é também desenvolvida no município. "Além de beneficiamento das fibras de sisal para fabricação de cordas, tapetes, há fábricas de sandálias, água sanitária, velas, bebidas, confecções e torrefações de café".
Para Emério, a industrialização vem permitindo que o comércio cresça de forma a atender às circunvizinhanças. "O comércio coiteense hoje é o maior responsável pela sustentabilidade de sua gente, de uma forma que vem acelerando o crescimento do município, atraindo novos investidores e empreendedores que acreditam no seu potencial e acabam se instalando aqui", ressaltou.
"Nesta data tão importante e especial, elevo minhas homenagens e parabenizo o município de Conceição do Coité, desejando progresso e desenvolvimento para todos os filhos desta terra", salienta o parlamentar na moção.
REDES SOCIAIS