Em 25 de maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos. Esse processo recebeu várias denominações, como colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África; as comunidades africanas padeciam com apropriação forçada (por povos que se consideravam superiores) das suas riquezas humanas e naturais. Nessa reunião, em Adis Abeba, os líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), que hoje é conhecida como União Africana.
A ONU (Organização das Nações Unidas), vendo a importância desse encontro, instituiu, em 1972, o 25 de maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Desde 2007, o deputado Bira Corôa (PT) realiza atividades alusivas ao Dia de África. Trazendo representações de países africanos para dialogar com a comunidade baiana. Este ano será realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL), no dia 28 de maio, no plenário da Assembleia.
A sessão já conta com a presença confirmada do Comitê do Grupo dos Chefes de Missões Africanos, para que seja possível dialogar sobre a realização dos festejos oficiais das representações dos países africanos no Brasil, no Estado da Bahia, em 2010. Dentro da estratégia de organização do evento, Bira Corôa está em Brasília, onde se reúne com representantes das embaixadas de Angola, Tanzânia e Zimbabué, além de encontro com ministros.
REDES SOCIAIS