Os 460 anos de Salvador, como não poderia deixar de ser, foram lembrados e a cidade homenageada na Assembleia Legislativa através de moções de aplauso dos deputados, que voltaram no tempo, relembraram o dia 29 de março de 1549 e a decisão da realeza de Portugal em transformar Salvador na primeira capital do Brasil – título que nos anos 1700 perderia para o Rio de Janeiro.
A perda do título não tirou, porém, de Salvador os encantos e magias que a fazem famosa, sobretudo, entre poetas e cantadores. "Nas raízes da cidade estão a magia e o amor, sobre eles construíram-se as casas e a vida do povo", disse um dia Jorge Amado, como lembra o deputado comunista Álvaro Gomes, depois de contar o não menos mágico e encantador encontro de amor e paixão entre o português Diogo Álvares Correia ( Caramuru) e a filha de um cacique ( Paraguaçu), que resultou não somente em casamento e prole vasta, "mas no início da primeira fixação do colonizador europeu na área", diz a moção do deputado do PC do B.
A deputada Maria Luiza Laudano ( PTdoB) igualmente relembra a história e as belezas da cidade: "Há museus, como os de Arte Sacra e o de Arte Moderna; a Antiga Faculdade de Medicina, primeira escola do gênero no Brasil, erguida no Pelourinho; o Elevador Lacerda, cartão postal, que interliga desde 1930 as cidades Alta e Baixa e o Mercado Modelo, com mais de 300 barracas onde se compra artesanato e arte baiana, também considerado um dos pontos turísticos mais visitados da nossa Capital".
Mas nem só de beleza e poesia foram feitas as moções. O deputado Álvaro Gomes, por exemplo, traz à tona "problemas históricos, típicos de uma metrópole, como crescimento desordenado e ocupação urbana precária, engarrafamentos cada vez mais constantes, ocupação de encostas, deslizamento de terra e favelização". Em meio a citações de dados do IBGE que indicam o agravamento do desnível na concentração de renda, Gomes sugere "uma reflexão quanto aos problemas da cidade, com intuito de buscarmos soluções mais eficazes".
Sua colega de parlamento, Maria Luiza Laudano, optou por realçar o lado bom de Salvador, "que desenvolveu um dos mais bem sucedidos empreendimentos de assistência e educação a meninos de rua, o Projeto Axé". E finaliza declarando que Salvador e as "inúmeras características marcantes dessa tão festejada cidade nos guiam a admirá-la plenamente".
REDES SOCIAIS