MÍDIA CENTER

Arimateia celebra os 146 anos de fundação de Santo Antônio de Jesus e São Felipe

Publicado em: 29/05/2026 02:29
Editoria: Notícia

Deputado homenageia os municípios pelos 146 anos de emancipação política
Foto: Ascom/AgênciaALBA
O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou moções de congratulações a dois municípios de sua base eleitoral que completam 146 anos nesta sexta-feira. Santo Antônio de Jesus e São Felipe foram emancipados exatamente no mesmo dia. “Tenho a honra de celebrar mais um ano de história deste município tão especial, que sempre me acolheu com carinho, respeito e confiança”, disse o parlamentar sobre ambas as localidades.

“Reconhecida como a capital do Recôncavo Baiano, Santo Antônio de Jesus possui uma trajetória marcada pelo progresso, pela força de seu povo e pela relevante contribuição ao desenvolvimento econômico, social e cultural da Bahia”, disse ele, acrescentando que “emancipada politicamente em 1880, a cidade consolidou-se, ao longo das décadas, como um dos mais importantes polos regionais do estado”.

A respeito de São Felipe, ele avaliou que “ao longo dos anos, o município consolidou sua identidade histórica e cultural, alcançando sua emancipação político-administrativa em 1880, marco fundamental para o fortalecimento de sua autonomia e desenvolvimento”.

Ambas as cidades estão localizadas no Recôncavo baiano, distantes 40,7 km uma da outra, a cerca de 50 minutos de viagem. Arimateia destacou a grande influência de Santo Antônio de Jesus nos municípios da região, nas áreas do comércio, da indústria, da educação e da prestação de serviços. “Seu dinamismo econômico, aliado ao espírito empreendedor de sua população, impulsionou o crescimento da cidade e fortaleceu sua posição como um dos principais centros urbanos do interior baiano”, afirmou.

A história de São Felipe, por sua vez, “é marcada pela perseverança de uma população trabalhadora, acolhedora e resiliente, que construiu, ao longo das gerações, um município de grande relevância para o Recôncavo Baiano”, segundo o deputado. Para ele, “seus espaços históricos, como a Igreja Matriz, a Praça Carlos Moura e o atual Bairro Lauro Moura, preservam a memória e a identidade cultural de um povo que honra suas raízes enquanto segue avançando rumo ao futuro”.

Nas duas moções, José de Arimateia aproveitou para reafirmar seu compromisso de seguir atuando com dedicação em prol do progresso das localidades, valorizando suas tradições, preservando suas histórias e contribuindo para a construção de um futuro cada vez melhor para os dois municípios.

Reportagem: Paulo Menezes 
Edição: Franciel Cruz


Compartilhar: