A proposta de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Poder Executivo para o próximo ano foi publicada no Diário Oficial do Legislativo. A matéria traz a previsão de que a economia baiana cresça, em média, 2,1% até 2029, “impulsionada pela maturação dos investimentos estruturantes realizados pelo governo, por seus impactos no desenvolvimento estadual e pelo dinamismo do mercado de trabalho, que fortalece a demanda no Estado da Bahia”.
A projeção se baseia em dados da SEI, que destaca particularmente o desempenho positivo do setor agropecuário, “compensando parcialmente a desaceleração da produção esperada em 2026”, conforme mensagem do governador Jerônimo Rodrigues. O documento vislumbra também um desempenho positivo da indústria em 2027 e revela otimismo quanto à expansão, com aquecimento do mercado de trabalho e expansão da massa salarial.
“No médio prazo, no âmbito do setor privado, há expectativa de ampliação dos financiamentos habitacionais, sobretudo com o aumento do acesso da população de menor renda, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, o que tende a dinamizar o setor da construção”, avaliou o governador. A LDO projeta um cenário favorável também à medida que haja redução da taxa de juros e melhora das condições de crédito, especialmente após o Novo Desenrola Brasil.
Os investimentos do Estado da Bahia, por sua vez, “têm se mostrado fundamentais para a atividade econômica”, segundo a mensagem, que cita “a continuidade dos aportes públicos em infraestrutura, mobilidade e logística” como determinante para ampliar a competitividade estadual. Nesse contexto, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverá beneficiar o Estado ao promover a expansão da infraestrutura nos próximos anos.
PROJETOS ESTRATÉGICOS
A mensagem destaca empreendimentos como a Ponte Salvador-Itaparica, projetos estratégicos em energias renováveis, a Fiol-1 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica e o Tramo 4 do Sistema Metroviário, todos contemplados com recursos do PAC. Nesse aspecto, diz que “a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), integrado ao Sistema Metroviário, representará um marco histórico para a mobilidade urbana na cidade de Salvador e em sua região metropolitana”.
A mensagem do governador Jerônimo Rodrigues ressalta que a LDO foi elaborada em um cenário macroeconômico permeado por incertezas ao longo dos últimos anos, com a economia mundial passando por transformações relacionadas ao aumento das tensões geopolíticas e comerciais. “As incertezas quanto à duração e o risco de novos conflitos em escalada mundial afetam, especialmente, o ambiente econômico”, disse o governador, considerando que isso gera impactos importantes nos níveis de investimentos de setores estratégicos, no mercado de commodities e nas expectativas de inflação.
Por isso, segundo ele, “faz-se necessária a manutenção de uma postura defensiva e cautelosa diante dos desdobramentos econômicos que poderão influenciar a dinâmica interna”. Diante desse contexto, explica Jerônimo, “mesmo em um cenário macroeconômico incerto e desafiador, espera-se que os fundamentos de uma gestão fiscal da administração estadual se mantenham como elemento central para a preservação do equilíbrio das contas públicas”. As metas estabelecidas, informa o mandatário, “evidenciam o compromisso do governo com a sustentabilidade da dívida e com os princípios da responsabilidade no uso dos recursos públicos”.
Reportagem: Paulo Menezes
Edição: Divo Araújo
REDES SOCIAIS