MÍDIA CENTER

Fátima Nunes parabeniza Itiúba

Publicado em: 22/01/2009 00:00
Editoria: Diário Oficial

Petista protocolou moção na Assembleia
Foto:

O 74º aniversário de emancipação política do município de Itiúba, ocorrido no último dia 17 de janeiro, mereceu da deputada Fátima Nunes (PT) moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia.
Localizada na microrregião de Senhor do Bonfim, o município de Itiúba possui uma área de 1.730,792 km2 e tinha uma população de 36.774 habitantes em 2006. A sua flora é representada por madeiras de lei como a baraúna, o cedro, o angico, a peroba e o amargoso. Na fauna silvestre sobressaem os macacos, as jaguatiricas, os veados e outros animais de menor porte.
A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, uma fazenda denominada "Salgada" foi povoada, expandiu-se e prosperou, transformando-se na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas, mas em 1935 emancipou-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada a vila. Ao mesmo tempo, a partir de 1860, foi desenvolvida uma povoação na fazenda "Salgada", que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba.
De acordo com a parlamentar, atualmente, o município de Itiúba está em pleno desenvolvimento graças à atuação da prefeita Cecília Petrina de Carvalho, que realizou com êxito a sua administração, rendendo-lhe admiração e respeito por parte dos munícipes que a elegeram mais uma vez na última eleição para dar continuidade ao seu trabalho. "Aproveito para parabenizar a Câmara Municipal, que desempenhou honradamente suas atividades, contribuindo para o crescimento da cidade", ressaltou Fátima Nunes na moção a ser comunicada à Prefeitura Municipal, à Câmara, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.



Compartilhar: