MÍDIA CENTER

Livro sobre trajetória de Juracy Magalhães é lançado pela AL

Publicado em: 02/12/2008 00:00
Editoria: Diário Oficial

O presidente Marcelo Nilo afirmou que viveu na manhã de ontem um dos momentos de maior emoção em toda a sua vida pública
Foto:

Foi lançado ontem, na Assembléia Legislativa, o livro Minha Vida Pública na Bahia, sobre Juracy Montenegro Magalhães, reunindo pronunciamentos e discursos de 1931 a 1955 sobre as revoluções de 22 e 24, o petróleo, o café, Getúlio Vargas, entre outros temas que revelam o olhar arguto deste que foi um dos mais importantes políticos brasileiros da sua geração. O livro, que tem um detalhado prefácio escrito por Ruy Santos, faz parte da Coleção Ponte da Memória, criada pela AL com o objetivo de reeditar importantes publicações que não estão mais nos catálogos comerciais, a fim de preservar a memória política, histórica e literária da Bahia.
Marcelo Nilo ressaltou que possui uma vinculação forte com a família do homenageado, fruto de 34 anos de amizade com o deputado Jutahy Magalhães Júnior "com algumas divergências pontuais que são normais na vida política, mas sempre concordando no essencial". Ele afirmou que lançar um livro sobre Juracy Magalhães na sua gestão à frente do Legislativo baiano é um dos momentos de maior emoção que teve na sua vida pública.
O presidente disse que a emoção só pode ser comparada à que sentiu quando se elegeu presidente do Legislativo, pelo consenso das forças heterogêneas da Casa; a interinidade como governador do Estado, fato que ele afirmou "nunca ter sonhado" e os elogios que recebeu, em um mesmo dia, do líder do governo, em reunião com o governador, e do líder da oposição, que disse que Marcelo Nilo "exercia uma presidência imparcial", em entrevista a uma rádio da capital.
Nilo reiterou ainda a importância para as gerações futuras da edição de livros que resgatam a memória de personalidades históricas e culturais da Bahia. "Nós reeditamos livros sobre o cangaço, sobre o coronel Horácio de Mattos, entre outros, e agora temos o prazer de oferecer à população baiana um pouco do pensamento de Juracy Magalhães, esse homem corajoso que tem uma rica história de coerência com seus princípios", afirmou o presidente.

TRAJETÓRIA

Juracy Magalhães assumiu o governo da Bahia três vezes. Em 1931, com apenas 26 anos de idade, o cearense de nascimento foi nomeado interventor pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 1935, assumiu novo mandato, dessa vez através de eleição indireta promovida pela Assembléia Legislativa, até novembro de 1937, quando renunciou por não concordar com o golpe de Estado do governo Getúlio Vargas, o Estado Novo. Foi eleito para novamente governar a Bahia em 1959, exercendo o cargo até 1963.
Além da carreira militar, na qual alcançou a patente de general em 1957, entre as funções exercidas por Juracy Magalhães se destacam as de senador da República, deputado federal, adido militar e embaixador do Brasil nos Estados Unidos, ministro da Justiça e Relações Exteriores, e ainda primeiro presidente da Petrobras e presidente da Companhia Vale do Rio Doce.

FELICIDADE

O deputado federal Jutahy Magalhães, neto do homenageado, disse estar muito feliz por estar presente ao relançamento do livro que relata os primeiros 25 anos da vida pública de Juracy e assinalou que ele deixa um legado de amor à Bahia. "Ele praticou um modelo de gestão voltado para a modernização do estado, com a atração de quadros profissionais para ajudá-lo na administração", comentou.
Além disso, Jutahy destacou que, ainda muito jovem, seu avô teve a coragem de promover a desmilitarização de grupos e coronéis do interior que mantinham milícias particulares criando, assim, um ambiente de institucionalização na Bahia. "Ele foi, para toda a família, um exemplo de honradez, trabalho e amor à causa pública, valor fundamental que o norteou quando serviu ao nosso povo", completou.
A solenidade, bastante concorrida, contou com a presença de Juracy Magalhães Neto e Maurício Nogueira Magalhães, netos do homenageado, entre outros parentes e amigos, além do ex-governador Roberto Santos, do presidente do PSDB na Bahia, Nestor Duarte Filho, e dos deputados Arthur Maia (PMDB), Euclides Fernandes (PDT), Paulo Câmera (PTB), Sérgio Passos (PSDB), Adolfo Menezes, Ângela Sousa (PSC) e Elmar Nascimento (PR).



Compartilhar: