Na segunda semana de setembro, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu a visita de 106 estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. A atividade integra o programa A Escola e o Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo da ALBA, com o objetivo de aproximar diferentes segmentos da sociedade baiana da Casa do Povo.
As visitas são compostas por palestras conduzidas por servidores da ALBA, que apresentam o funcionamento do Parlamento e sua rotina. No Plenarinho, os estudantes conhecem as funções legislativas em exposição conduzida pela servidora Viviane Souza.
Já a estrutura e a dinâmica do Plenário são apresentadas pela servidora Marilanja Pereira. O servidor e historiador Evandro Carvalho, por sua vez, destaca as obras artísticas que compõem a Casa, como o Mural de Carybé, localizado em frente à rampa de acesso, e o painel Galeota Gratidão do Povo, de Carlos Bastos, no Plenário.
Na terça-feira (9), 26 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal do Pescador abriram a agenda de visitas. No dia seguinte (10), foi a vez dos 23 estudantes da Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão. A programação prosseguiu na quinta-feira (11) com duas atividades: a primeira, envolvendo 37 alunos do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão; e a segunda, com estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vinculados ao Museu Afro-Brasileiro (Mafro).
O grupo de 20 alunos do curso de extensão do Mafro/Ufba, acompanhado da professora e pesquisadora Waldelice Souza, desenvolve pesquisa sobre a obra de Carybé, pintor argentino radicado na Bahia. Por isso, o mural do artista, situado na rampa de acesso à ALBA, foi o destaque da visita. A apresentação ficou a cargo do professor, historiador e servidor da Casa, Evandro Carvalho, que abordou os elementos da cultura afro-brasileira representados na obra.
PRÓXIMAS VISITAS
Dando continuidade ao programa A Escola e o Legislativo, entre os dias 15 e 19 de setembro a ALBA receberá novos grupos de estudantes. Estão previstas as visitas da Escola Municipal Vila Nova de Portão (dias 16 e 18) e de discentes do curso de extensão do Museu Afro-Brasileiro da Ufba, também no dia 18.
REDES SOCIAIS