Odeputado Robinho (UB) apresentou à Mesa Diretora da AssembleiaLegislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulações pelaemancipação política e administrativa do município de Boa Nova. Acidade festeja o 104º aniversário nesta quarta-feira (6). Oparlamentar solicitou à Casa que dê ciência da homenagem aoprefeito Lucas de Aete, vereadores, secretários municipais,funcionários e toda a população boa-novense.
Odocumento traz informações geográficas e econômicas do município,que está localizado no território deidentidade do Médio Rio de Contas. Fazlimite com Poções, Manoel Vitorino,Mirante, Dário Meira e Itagibá; apopulação estimada de 14 mil habitantes, deacordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);e possuiatividade econômica com predomínio da pecuária e da agricultura.
Oparlamentar rememorou a história de formação da cidade, queremonta ao final do século XVIII. “Conta a história que osprimeiros desbravadores da região foram bandeirantes em busca deouro, sendo o principal deles André da Rocha Pinto”, relatou oproponente da moção, citando ainda que os primeiros habitantesforam se estabelecendo na chamada Fazenda de Uruba, da qualoriginaram outros povoamentos na região.
“Onome Boa Nova surgiu em 1860, quando um frade ofereceu uma estampa deNossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local umacapela”, detalhou o deputado Robinho, que externou “desejo diasde desenvolvimento econômico e justiça social ao município,permitindo melhores condições de vida a todos os filhos destaquerida cidade”.
REDES SOCIAIS