A exposição de Obras de Arte dos servidores da Assembléia Legislativa da Bahia é a primeira homenagem aos servidores, em virtude da semana do servidor, que vai do dia 28 de outubro ao dia 1º de novembro. A exposição, que teve início no dia 21 de outubro e vai até o dia 31, está ilustrando o saguão Josaphat Marinho, com quadros pintados pelos funcionários da Casa e também artistas Luiz Ramos, Karla Carvalho, Evaní Mendes e Joyce Macêdo.
Luiz Ramos, natural de Cachoeira, está expondo seus trabalhos pela primeira vez na Assembléia e seus quadros são pinturas de paisagens, como céu, mar, barcos, lua cheia na ilha, rosas, mas o preferido são os quadros que contém imagens de arco-íris, inspiração que vem dos ensinamentos da Bíblia. Segundo Luiz, desde pequeno ele gostava de desenhar e levava jeito para artista, mas só em 2002 começou a se interessar mais por esse dom. “É um dom de Deus. Quando eu estava dormindo eu tive uma visão do céu, da Bíblia e de Jesus e a partir dali eu me interessei em pintar quadros. É uma ligação com Jesus”, afirma.
Já a assessora parlamentar Karla Carvalho pinta desde os 15 anos por hobby e terapia, mas há 15 começou a pintar de forma profissional. Natural de Salvador, a artista já expôs seus trabalhos na Bahia, São Paulo, Estados Unidos e Europa. “O que começou como um hobby fez com que eu me interessasse mais e a partir daí resolvi evoluir e procurei conhecer a harmonia das cores e as técnicas”, afirma. As características mais marcantes da artista são os quadros com pintura de relevo, texturas, massa, gel acrílico, carvão, pastel e todos com muita dinâmica e movimento, pinturas arrojadas, mais soltas, livres. A exposição conta com os quadros figurativos, a “Série Músicos” com temas musicais e os abstratos com relevo, todos inspirados em algo que chama a atenção da artista. “O interessante desta exposição é que muitos colegas não sabiam que eu pintava e a partir daí eu pude mostrar meu lado lúdico, criativo, puderam conhecer esse meu outro lado”, conclui Karla.
A artista plástica Evani Mendes, funcionária da AL há 29 anos, exibe suas telas desde a 1ª Mostra de Talentos de Servidores e pinta há 12 anos, sempre muito conhecida por seus trabalhos com flores e cores fortes. Desta vez, expõe, além de quadros com motivos florais, também imagens de paisagens e casarios, além de nu e abstratos. “É muito importante essa exposição com a participação dos funcionários, é uma forma de contribuir para que todos os servidores possam colocar seu potencial, o que sabem fazer fora daqui. É um prazer participar mais uma vez de uma exposição, de pintar as telas e estou sempre procurando melhorar”, conclui a artista.
Aos 14 anos, Joyce Macêdo já mostrava inclinação para arte através de desenhos em cartolinas, porcelanas e vidros, até evoluir para a tela. A artista está expondo 12 telas, com motivos infantis, florais e paisagens, principalmente as espaciais. A arte de pintar é vista como um hobby por ela, que tem o sonho de fazer faculdade de artes plásticas. “É muito importante fazer algo fora do nosso trabalho do dia-a-dia. A arte nos enriquece e expor aqui na Assembléia pela primeira vez está abrindo muitas portas para mim, todos estão gostando dos meus quadros e estão interessados em fazer encomendas”, finaliza.
REDES SOCIAIS