O dia do professor, comemorado no último dia 15 de outubro, foi lembrado na Assembléia Legislativa pela deputada Marizete Pereira (PMDB), através de moção congratulações, prestando homenagem aos mestres e educadores baianos.
Ela relata que em 15 de outubro de 1947 comemorou-se no Brasil pela primeira vez o Dia do Professor, com o objetivo de destacar a importância do papel do educador e homenagear o mestre que acompanha a todos desde as primeiras letras até a conclusão da formação profissional.
O papel dos professores é educar e através da educação. Eles ajudam no desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, honestidade, cidadania e ética, que aparelham o indivíduo para a vida em sociedade. "O conhecimento liberta a pessoa humana pois dá a ela a capacidade de entender o mundo, o seu ambiente, e de tomar decisões. Para isso, é importante o compromisso dos governantes e dedicação e devoção dos mestres", afirma a deputada.
Para a parlamentar, o professor ainda não mereceu dos governos tratamento diferenciado em condições de trabalho e remuneração, capazes de fazer o justo reconhecimento da sua missão e importância. "Educar é um ato de amor e o professor é o agente que conduz as crianças e jovens aos instrumentos para se tornarem seres humanos cada vez mais livres, conscientes e responsáveis", ressalta, acrescentando que ao prestar homenagem ao professor, "manifesto o meu reconhecimento e respeito a essa categoria, da qual também fiz parte por muitos anos".
A peemedebista finaliza a moção com trechos da Oração do Professor, de autoria do professor Antônio Pedro Schlindwein: "Dai-me Senhor o dom de ensinar, dai-me esta graça que vem do amor...Que a minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança. Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim...".
REDES SOCIAIS