Novo Horizonte, Lajedo do Tabocal e Caturama, três importantes municípios baianos, completaram, no último dia 13 de junho, aniversários de 36 anos de emancipação política. A passagem da data magna dessas cidades mereceu destaque na Casa Legislativa da Bahia, através da presidente Ivana Bastos, que registrou moções de congratulações, saudando os moradores e contando a história sobre como essas localidades se desenvolveram ao longo do tempo.
No documento sobre Novo Horizonte, a legisladora escreve, entre os aspectos geográficos, que o município está localizado no semiárido baiano, pertencente ao Território de Identidade Chapada Diamantina, com municípios limítrofes as cidades de Ibitiara, Boninal, Ibipitanga, Rio do Pires, Piatã e Seabra. Registrou sua origem, no final do século XVIII, com exploradores ibéricos, à procura de ouro, que se fixaram na região e fundaram o povoado de Remédios, de onde se originaram os municípios de Novo Horizonte e Ibitiara.
“É grande a minha admiração e estima com a história e o povo de Novo Horizonte. Isso explica a forte parceria do município com o nosso mandato, trabalhando em favor dessa gente guerreira”, afirmou a presidente da ALBA, destacando ainda que “tem a digital de nosso mandato as melhorias da Praça do Garimpeiro, a Pavimentação da Mercês, o Mercado e o Estádio Municipais, assim como o Centro Educacional José Lopes dos Anjos”. A parlamentar lembrou ainda, entre outras, sua colaboração em prol das obras de abastecimento de água e energia elétrica, academia ao ar livre, entrega de ambulância e ônibus escolar.
Na moção em que se congratula com o aniversário de Lajedo do Tabocal, a deputada Ivana Bastos lembra que a cidade, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, “é famosa por ter um dos climas mais frios do Estado” e tem sua economia baseada no plantio de culturas como o café, feijão, mandioca e fumo. A moção traz também que o topônimo da cidade se deve ao fato de em seu território possuir uma grande quantidade de tabocas, espécie de bambu, nas proximidades de um lajedo, daí ter surgido o nome Lajedo do Tabocal, após seu desmembramento de Maracás.
“Lajedo do Tabocal tem adotado uma política de valorização da cultura local, buscando maior investimento e divulgação de seus eventos oficiais”, registrou a presidente, destacando a Festa do Terno de Reis; o próprio aniversário da cidade; o Dia Municipal do Vaqueiro, em maio, com a realização da Montaria do Farejador; e a Procissão em homenagem a São Miguel Arcanjo, padroeiro do município, que ocorre em setembro. “Venho prestar esta justa homenagem ao município de Lajedo do Tabocal, bem como às suas instituições e entidades de classe”, saudou a parlamentar.
Já no tributo ao município de Caturama, a chefe do Legislativo baiano fala do ciclo da exploração de metais preciosos, por volta da primeira metade do século XVIII, ressaltando que a descoberta de jazidas de ouro, nas nascentes do Rio Paramirim, marca o início do processo de colonização, ocupação e posterior expansão da região. Lembra o que surgimento da capela levou ao surgimento do chamado Arraial de São Sebastião de Macaúbas e que Caturama, oriundo da língua indígena tupi, tem alguns significados, entre eles, “boa sorte”, “local às margens de um bom rio”, “boa terra”, “cidade às margens do rio” e “o que será bom”.
“Caturama localiza-se numa terra fértil, ocupada por uma gente boa. E por estas características do município, muito nos orgulha o estreitamento na relação com esta cidade, em forma de trabalho de nosso mandato”, revelou a presidente Ivana, elencando, entre outras ações de seu mandato em benefício do povo caturamense, a pavimentação asfáltica da BA-152 até o distrito de Feira Nova e seu entroncamento; construção de barragens em diversas localidades; construção de ponte e passagens molhadas na Comunidade de Riachão dos Novatos; limpeza de aguadas; fortalecimento na cadeia de produção do mel e ovos de galinha caipira; e entrega de equipamentos agrícolas para a agricultura familiar.
REDES SOCIAIS