A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (9), duas honrarias propostas pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). A solenidade foi palco para a entrega do Título de Cidadã Baiana à advogada paulista Dora Márcia Zalcbergas e da Comenda 2 de Julho ao optometrista Jasiel Araújo Oliveira Filho.
Em discurso na tribuna do Plenário Orlando Spínola, José de Arimateia ressaltou que as honrarias foram aprovadas por unanimidade dos parlamentares da ALBA e representam um gesto de reconhecimento aos homenageados pelos serviços prestados.
Arimateia destacou o currículo da nova cidadã baiana, Dora Márcia, que possui ampla atuação na defesa dos direitos da pessoa idosa. “Seu trabalho é referência em todo o Brasil. Sua atuação firme e humanizada em defesa dos direitos das pessoas idosas inspira não só os operadores do direito, mas todos aqueles que acreditam na construção de uma sociedade justa e igualitária”, enalteceu.
Ainda em seu discurso, o parlamentar falou do orgulho de compartilhar com a homenageada a caminhada em defesa dos direitos da pessoa idosa. “Doutora Dora, ao se tornar cidadã baiana oficialmente, a senhora passa a pertencer ainda mais a este chão que já reconhecia sua presença como necessária. Tenho orgulho de estar ao seu lado nesta causa, pois proteger os direitos da pessoa idosa é respeitar nossa própria história e garantir um futuro mais digno para todos nós”, contextualizou.
CIDADÃ BAIANA
Natural de São Paulo, Dora Márcia é advogada, possui bacharelado em administração militar e tem formação de oficial de infantaria do Exército. A homenageada também possui mestrado e doutorado em ciências militares. No âmbito profissional, atuou como gerente de programa de preparação e apoio para a reserva e aposentadoria do Exército, foi chefe da assessoria especial de gestão, projetos e processos da 6ª Região Militar, onde também exerceu a chefia da assessoria parlamentar e de relações institucionais.
Dora também tem seu trabalho reconhecido em defesa dos direitos da pessoa idosa. Ela é secretária diretora da Comissão Federal de Defesa da Pessoa Idosa e representa a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) nos conselhos estadual e municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
“Sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável à defesa dos direitos humanos e à promoção da justiça social”, enalteceu Arimateia.
Dora Márcia subiu à tribuna emocionada para fazer seu discurso. A advogada externou sua gratidão à ALBA, especialmente aos parlamentares que aprovaram a concessão da homenagem e ao deputado Arimateia, que propôs o título no Legislativo baiano. “Me sinto imensamente honrada e feliz por receber o título de Cidadã Baiana. A homenagem que recebo aqui, agora, faz com que eu me sinta ainda mais acolhida. É com profunda gratidão que ratifico a Bahia como minha casa e que sempre estará no meu coração”, disse.
Integrante da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa Idosa na ALBA, Dora Márcia dedicou a honraria ao movimento de luta pelos direitos humanos. “Essa homenagem, que hoje tenho a honra de receber, de cidadã honorária do Estado da Bahia, é dirigida principalmente ao movimento social, à luta constante pela aplicação efetiva do Estatuto da Pessoa Idosa”, ressaltou.
COMENDA 2 DE JULHO
Conduzido ao plenário da Casa Legislativa pela esposa e os dois filhos, o optometrista Jasiel Araújo Oliveira Filho foi agraciado com a Comenda 2 de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem foi uma expressão de profundo reconhecimento pelo trabalho em prol da saúde visual do povo baiano. Para Arimateia, proponente da honraria, Jasiel carrega uma bandeira fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
“Sua trajetória é marcada pela defesa firme da atuação profissional do optometrista como agente essencial no cuidado primário da visão. Sei que garantir o acesso à saúde visual é também garantir dignidade, autonomia e qualidade de vida para as pessoas”, frisou.
Em pronunciamento feito da tribuna, o deputado exaltou a trajetória profissional do homenageado e enalteceu a luta de Jasiel por justiça social. “Justiça social começa com o olhar atento às necessidades do povo. Jadiel ajuda a construir, com trabalho e sensibilidade, um estado mais justo, acessível e humano”, pontuou.
No tradicional discurso do homenageado, Jasiel Araújo Filho enfatizou os desafios enfrentados pelo profissional optometrista no Brasil. Segundo o profissional de saúde, a mencionada profissão tem combatido problemas diversos em situações de desvantagem. “Essas duras lutas não aconteceram porque os dois lados queriam defender a saúde da população. Não. Era porque um grupo queria reservar mercado, enquanto o outro sempre esteve disposto a fazer o seu papel, de defender a dignidade humana”, desabafou.
Jasiel também aproveitou a oportunidade para relembrar feitos históricos, como o enfrentamento à Lei do Ato Médico, em 2013, quando viajou para Brasília ao lado de colegas de profissão para pressionar o Congresso Nacional a não aprovarem o projeto que continha artigos que restringiam as atribuições dos optometristas, especialmente no que tange à atenção primária à saúde.
“Enxergar bem tem relação com a dignidade humana, com a autonomia e capacidade produtiva das pessoas. Eu agradeço muito às pessoas por não terem perdido a fé, e terem entendido que muito mais importante do que lutar para a gente exercer dignamente a nossa profissão, é perceber que a gente defende o exercício da optometria porque a população precisa ter acesso à saúde visual”, afirmou.
Jasiel Araújo Oliveira é um nome que se destaca na defesa da saúde visual. Nascido em Valente, na Bahia, em 1º de abril de 1986, o optometrista construiu sua vida em Jequié, onde formou uma família ao lado da esposa, Syliana, e dos filhos, Bernardo e Ana Luiza.
Sua conexão com o segmento óptico começou cedo, graças à experiência dos seus pais e irmãos no setor. Aos 18 anos, Jasiel gerenciou e posteriormente se tornou proprietário de uma óptica em Boa Nova-BA. Em 2009, se formou em técnico em Óptica e Optometria, em Salvador.
Apaixonado por política desde jovem, Jasiel foi eleito, em 2011, presidente do CROO-BA. Além disso, fundou a Sociedade Baiana de Óptica e Optometria, e participou de ações sociais relevantes para a sociedade - a exemplo de atendimentos em Jacobina (BA), e Mariana (MG).
Preocupado com a evolução técnica e científica, Jasiel organizou a revista "Optometria em Revista", que teve grande aceitação nacional. Atualmente, ele é secretário-geral do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, vice-presidente do IOPTO e está cursando pós-graduação em “Neuro-Optometria” e “Optometria Comportamental".
A mesa de honra do evento contou com a presença de convidados como Ricardo Bretas, presidente de honra da Confederação Brasileira de Óptica e Optometria, representando o Conselho Mundial de Optometria no Brasil; Juarez Gonçalves da Hora, presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Óptico do Estado da Bahia (Sindióptica-BA); Izio Kowes, conselheiro da Sociedade Israelita da Bahia (SIB); Edson Nuno Alvares Pereira Filho, advogado conselheiro e ouvidor-geral adjunto da OAB-BA; Mauro Alessandro Zalcbergas, filho da homenageada Dora Márcia e secretário de Administração de Ibicoara - Bahia; Danilo Lins, secretário-geral da União de Ópticos e Optometristas na Bahia (Unooba); Hermes Hilarião, vice-presidente da OAB-BA; Lucivaldo Araújo Silva, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Valente; Edmilson Araújo, conselheiro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; e a advogada Bernadeth Cunha.
REDES SOCIAIS