MÍDIA CENTER

Tiago Correia propõe Comenda 2 de Julho para Ricardo Luzbel

Publicado em: 01/05/2025 03:17
Editoria: Notícia

Deputado quer homenagear empresário
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Tiago Correia (PSDB) propôs que a Assembleia Legislativa conceda a Comenda 2 de Julho a Ricardo Luzbel, um baiano de Santa Luz que, desde a infância, demonstrou vocação para o trabalho e espírito empreendedor. Ainda criança, contou Correia, ele contribuía com a renda familiar tocando o sino da igreja de Santa Luzia e vendendo picolés. Aos 15 anos, ingressou no mercado formal como office boy da Tabaco Matos da Bahia. Pouco tempo depois, trabalhou na empresa Jofer, inicialmente como auxiliar e posteriormente como vendedor. Aos 17 anos, fundou sua primeira empresa, de serigrafia, fornecendo fardamentos escolares para instituições da periferia de Salvador.

Em 1983, aos 19 anos, iniciou sua trajetória na TV Itapoan como operador de vídeo. Ao longo de 24 anos na emissora, ascendeu profissionalmente até ocupar o cargo de Gerente de Programação e Jornalismo, “consolidando-se como referência no setor de comunicação”. Mesmo com o crescimento na carreira, nunca abandonou o empreendedorismo, mantendo, em paralelo, pequenos negócios que o auxiliaram a ampliar sua visão empresarial.

Em 1988, ao conhecer o iluminador Arnaldo Sampaio, foi apresentado ao mercado de iluminação cênica. No ano seguinte, fundou a empresa Íris, mais tarde rebatizada como Luzbel Entretenimento, e atualmente conhecida como Luzbel Tecnologia em Eventos. Hoje, a empresa é a maior do segmento no Norte-Nordeste, “sendo responsável por gerar centenas de empregos e por introduzir soluções tecnológicas avançadas no setor de eventos da Bahia”.

No campo do entretenimento, foi sócio de importantes blocos carnavalescos, como Fala Garoto, É o Tchan e Adrenalina, além dos jornais Resumo do Carnaval e Folia e Ação. Atuou como empresário de artistas e bandas, como Prisioneiros do Samba, Chica Fé e da cantora Kátia Guimma.

Mesmo com intensa atuação empresarial, manteve-se na TV Itapoan até 2007, sendo um dos poucos gestores remanescentes após a aquisição da emissora pela Rede Record, “o que demonstra sua competência e adaptabilidade”, segundo o proponente da homenagem. Em 2007, desligou-se da emissora para fundar, em parceria com o jornalista Samuel Celestino, o portal Bahia Notícias, que rapidamente se consolidou como uma das principais fontes de informação do Estado. Nesse mesmo ano, passou a integrar a Associação Baiana de Imprensa, onde é diretor.

Sua atuação empresarial se expandiu para diversas áreas. É sócio da SVN BP Investimentos, principal braço da XP Investimentos no Norte-Nordeste, além de participar de empreendimentos nas áreas de medicina veterinária, advocacia e marketing digital. Em 2024, fundou a sucursal da Rádio Antena 1 em Salvador, “fortalecendo ainda mais sua contribuição para a comunicação baiana”. É fundador da Associação Baiana de Jornalismo Digital, diretor de planejamento da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia.



Compartilhar: