O deputado Fabrício Pancadinha (SD) festejou a passagem dos 36 anos de emancipação política do município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, comemorado em 24 de fevereiro, por meio de moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa.
“Esta data representa um marco na história da cidade, simbolizando a luta e a determinação do seu povo em busca de autonomia administrativa, desenvolvimento econômico e social”, disse.
Na moção, o parlamentar lembrou as origens do município aniversariante, no período em que a região era distrito de Wenceslau Guimarães, o crescimento populacional e econômico, e a atuação da comunidade para reivindicar maior autonomia, percebendo a necessidade de uma gestão própria para atender às demandas locais. “Essa mobilização culminou na Lei Estadual no 4.829, de 24 de fevereiro de 1989, que oficializou a criação do município”, informou.
Pancadinha destacou, também, o nome da cidade, em homenagem a Tancredo de Almeida Neves, “importante figura da política nacional, símbolo da redemocratização do Brasil e defensor incansável da justiça social e do progresso”, afirmou. Para o deputado, a escolha, reflete resiliência, esperança e compromisso com o futuro, “valores que os cidadãos de Presidente Tancredo Neves carregam até os dias de hoje”.
A respeito da economia, o legislador ressaltou a posição consolidada do município, ao longo dessas três décadas e meia, como um dos mais promissores do Baixo Sul da Bahia, “destacando-se pela produção agrícola, especialmente de banana, mandioca e cacau, atividades que sustentam a economia local e geram emprego e renda para a população”. Pancadinha apontou, ainda, os investimentos na educação, saúde e infraestrutura “que têm sido fundamentais para garantir mais qualidade de vida aos cidadãos”.
Por fim, o deputado reconheceu a importância histórica, econômica e social de Presidente Tancredo Neves, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município e com a busca por mais investimentos que promovam a melhoria das condições de vida da população. “Como representante do povo baiano, meu mandato seguirá atento às demandas da cidade, lutando por políticas públicas que impulsionem o crescimento sustentável e a inclusão social”, assumiu.
REDES SOCIAIS