MÍDIA CENTER

Audiência vai debater saúde da mulher

Publicado em: 05/06/2008 00:00
Editoria: Diário Oficial

Audiência conjunta na AL das comissões da Mulher e da Saúde vai debater saúde feminina
Foto:

A saúde da mulher será amplamente debatida em uma audiência pública conjunta, promovida pelas comissões dos Direitos da Mulher e Saúde e Saneamento da Assembléia. Aleitamento e bancos de leite, aborto, prevenção contra o câncer e mortalidade materna serão alguns dos assuntos a serem discutidos. A presidente da Comissão da Mulher, Marizete Pereira (PMDB), ressaltou a importância desse evento. "A falta de esclarecimento, principalmente nas camadas mais pobres, ainda é um grande problema, precisamos diminuir isso."
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Javier Alfaya (PCdoB), relatou em ofício que é crescente a discussão sobre políticas públicas que garantam o direito constitucional à saúde. Segundo ele, a alta mortalidade infanto-materna e a violência praticada contra as mulheres confirmam a importância urgente de discutir o tema.
A parlamentar Ângela Sousa (PSC) enfatizou a necessidade de incluir a questão do aborto na pauta, enquanto Maria Luíza Carneiro (PMDB) afirmou a importância da discussão sobre o aleitamento materno, mesmo pensamento defendido e ampliado por Maria Luíza Laudano (PTdoB).
Representantes da Secretaria da Saúde, do Grupo Musa, do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, do Comitê pela Redução da Mortalidade Materna, do Instituto de Perinatogia da Bahia (Iperba), de maternidades, de conselhos de direitos das mulheres, municipais e estaduais, serão convidados para o evento, que ainda não tem data definida.

CONSELHEIRAS

O colegiado parabenizou ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, pela solenidade que acontece hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual serão empossadas as novas conselheiras do CNDM.



Compartilhar: