Não passou despercebido na Assembléia Legislativa o transcurso do 23o aniversário de emancipação política de Canudos, município da região nordeste do estado, registrado pelo deputado estadual José Nunes(DEM) através de moção protocolada na AL. O parlamentar é um dos representantes de Canudos no Legislativo estadual e tem no município vizinho de Euclides da Cunha, pólo econômico regional, a sua principal base política.
Canudos tem população de 13.758 habitantes e tem na caprinocultura sua atividade econômica primária e principal esteio do município, fonte de emprego e renda para significativa parte da população. José Nunes acredita que município possui um grande potencial turístico, onde se explora o turismo ecológico, com destaque para o "oásis", além de uma grande riqueza cultural, a histórica Guerra de Canudos.
"A visitação ao sítio onde o arraial fundado pelo beato Antonio Conselheiro ainda é grande e é possível encontrar-se peças históricas em toda aquela área, como cápsulas de projéteis utilizados pelos fanáticos e pelas forças que o Exército da República mandou para silenciar o beato". José Nunes é um estudioso do assunto e espera que a ampliação dos estudos sobre o messianismo do Conselheiro e sobre a guerra acabe ampliando a visitação já existente – que não é sistematizada de forma profissional pelo governo estadual.
Ao falar de serviços públicos, ressaltou o período em que o município foi administrado por Manoel Adriano Filho, conhecido popularmente como "Doutor. Vavá", que adotou a educação como mecanismo capaz de proporcionar o desenvolvimento e a inclusão social. Louvou igualmente "a personalidade ímpar de Manoel Adriano Filho, que já governou com competência o município, adotando sempre um procedimento retilíneo capaz de transformar em conquistas as aspirações de seu povo", salientou.
REDES SOCIAIS