A cidade de Jequié sedia o oitavo grupamento dos bombeiros da Bahia. Criado pelo Decreto Estadual 7.262, de 27 de março de 1998, o grupamento é responsável pelo combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, resgates e salvamentos de vidas em uma área que abrange 20 municípios e tem cerca de 500 mil habitantes. Para tornar o trabalho do grupamento mais eficiente, o deputado Isaac Cunha (PT) defendeu junto ao governador a aquisição de um veículo auto-bomba tanque e um veículo auto-rápido.
As indicações do parlamentar petista foram encaminhadas ao governador Jaques Wagner e ao comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana. Nos documentos, ele lembrou ainda que o grupamento encontra-se em uma área cujo fluxo de veículos é bastante denso.
"Jequié possui um poliduto de derivados de petróleo e álcool e, por esse motivo, sedia as bases de distribuição de combustíveis de empresas como a Petrobras, Esso, Ipiranga/Atlantic, Shell, Gás Butano e Minasgás, que fazem do nosso município um dos principais centros de distribuição de combustíveis do Nordeste brasileiro", destacou.
Para ele, a posição estratégica de Jequié no mapa da distribuição de combustíveis no estado representa também um perigo em potencial para a segurança de sua população – uma vez que são notórios os riscos relacionados a este tipo de atividade econômica. "Inúmeras outras empresas e indústrias sediadas em nosso município contam, tanto quanto aquelas anteriormente citadas, com a garantia de que o oitavo grupamento de bombeiros da Polícia Militar esteja devidamente equipado para atuar, caso uma emergência ocorra", argumentou.
REDES SOCIAIS