Audiência celebrará os 3 anos da Frente Nacional Makota Valdina

Publicado em: 28/05/2022 07:44

“É preciso ser sujeito dessa história e não objeto”. Essa era uma das frases de Valdina de Oliveira Pinto. Mais conhecida como Makota Valdina, a educadora será homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia, através da Comissão Especial da Promoção da Igualdade, presidida pela deputada Fátima Nunes (PT-BA). O colegiado promoverá, na próxima terça-feira (31), uma audiência pública em comemoração aos 3 anos da Frente Nacional Makota Valdina – pela preservação e defesa dos espaços identitários das religiões de matriz africana. O encontro acontecerá na Sala das Comissões José Amando, a partir das 9h30.

“Makota Valdina foi uma grande líder candomblecista e uma das principais ativistas contra o racismo e a intolerância religiosa no Brasil. Era professora da rede municipal de Salvador e nos deixou em 2019. Rememorar a história de Valdina é fortalecer a Frente Nacional, grande instrumento ancestral em defesa e valorização co Candomblé. Esse encontro tem como propósito também, continuar os passos referendados nos saberes da Makota Valdina, quando despertava exigindo ‘eu não quero que me tolerem, eu quero que me respeitem!’”, declara Fátima Nunes.