MÍDIA CENTER

Euclides destacou a luta emancipatória de Senhor do Bonfim

Publicado em: 28/05/2022 07:39
Editoria: Notícia

Deputado Euclides Fernandes (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

Situado no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, o município de Senhor do Bonfim festeja 137 anos de emancipação política e administrativa. Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Euclides Fernandes (PT) protocolou uma moção de congratulações com o povo bonfinense pela passagem da data magna, comemorada em 28 de maio.

No documento, o parlamentar explicou que a história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. “Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral”, descreveu.

Ainda conforme a moção, o fluxo de tropeiros na região fez com que um arraial se formasse onde atualmente está o município de Senhor do Bonfim. A localidade passou a ser um ponto de descanso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores. Com o crescimento do arraial, uma igreja e um convento foram construídos no local. Em 1720, foi elevado à categoria de vila, sediando a comarca de Jacobina. Após isso, já em 1885, passou à categoria de cidade.

Euclides ressalta que o município de Senhor do Bonfim é, muitas vezes, chamado de oásis do sertão, pois possui vegetação verde durante grande parte do ano em função de sua localização privilegiada, a 375 quilômetros de Salvador. Além disso, o legislador destacou a cultura do município. “Senhor do Bonfim é considerada a capital baiana do forró. Seu São João está entre os melhores do Brasil e é conhecida pela tradição cultural de seu povo, que coloca uma fogueira na frente das casas para se aquecer do frio”, mencionou.



Compartilhar: