MÍDIA CENTER

Bahia pode adotar rastreamento de automóveis através do celular

Publicado em: 06/03/2008 00:00
Editoria: Diário Oficial

Gilberto Brito sugere que a SSP adote sistema de rastreamento de automóveis via celular
Foto:

Gilberto Brito diz que sistema é bem-sucedido em Pernambuco
O deputado Gilberto Brito (PR) apresentou indicação na Assembléia Legislativa onde sugeriu à Secretaria da Segurança Pública a implantação de um sistema de rastreamento de veículos automotores através de telefone celular. Advogado e delegado de carreira da SSP, ele está preocupado com o crescimento geométrico do número de ocorrências policiais relacionadas com roubo ou furto de automóveis, motocicletas e caminhões. "Tomei conhecimento de experiência bem-sucedida nesse sentido em Pernambuco, por isso estou formalizando a sugestão para a adoção de providências análogas às adotadas naquele estado através de indicação já protocolada no Legislativo Estadual", argumenta Brito.
Ele explica que a sua proposta é de aplicação fácil e de baixo custo, constituindo-se da instalação de um sistema de rastreamento por meio do qual um policial que cadastre um seu telefone celular junto à própria secretaria possa, com uma simples mensagem escrita, obter informações relativas a determinado veículo.
Ele assegura ser relativamente comum que um policial tenha alguma suspeita sobre determinado veículo que por acaso encontre em qualquer local do país. "A consulta via celular da mensagem pode ser respondida de imediato, o que em muito coopera no combate ao eventual crime contra o patrimônio, que tenha veículo como objeto", frisa.
Gilberto Brito lembra que roubos de veículos no país, incluso a Bahia, têm se constituído em preocupações e temores para muitos proprietários, a ponto de um grande percentual fazer o seguro para possível reparação de prejuízo, o que gera mais despesa pessoal.
"Diante dessa realidade, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de Pernambuco implantou este sistema, que se mostrou um procedimento eficaz, conforme detalhado pelo delegado titular da cidade pernambucana de Paulista cuja repercussão positiva reverberou até aos jornais do Recife – sendo depois expandida e se constituindo em sucesso naquele estado, que não menos sofre as consequências da violência urbana", concluiu.



Compartilhar: