MÍDIA CENTER

Olivia propõe homenagem a Neuza Maria Alves da Silva

Publicado em: 20/05/2022 14:28
Editoria: Notícia

Deputada Olívia Santana (PCdoB)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A deputada Olívia Santana (PCdoB) apresentou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALBA), projeto que concede a Comenda 2 de Julho para Neuza Maria Alves da Silva, desembargadora federal e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Comenda, criada em 1999, é concedida pela ALBA a pessoas que contribuam para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.

Olívia destacou que a desembargadora foi a primeira mulher negra e nordestina a chefiar a vice-presidência de um Tribunal de Segundo Grau no país, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região sediado em Brasília. O TRF1 exerce sua jurisdição sobre 2/3 do território brasileiro, englobando 13 estados e o Distrito Federal.

Na sua proposta de homenagem, a deputada destacou a trajetória profissional de Dra. Neuza Maria Alves da Silva. “Sua carreira profissional incluiu, dentre outras atividades, ter sido membro da Assessoria Técnica de Organização Legislação e Jurisprudência Fiscal da Revista da Bahia (LJF). Foi assessora jurídica da Concic Portuária e advogou para a Rede Ferroviária Federal S/A, ali permanecendo de 1979 a 1987, até que em 27 de novembro de 1987, obteve a primeira colocação e ingressou na Magistratura como Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 5ª Região, exercendo seu mister inicialmente em Feira de Santana, Conceição do Coité e Alagoinhas. Tornou-se Juíza Federal em 26 de agosto de 1988, vinculando-se ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Cinco anos mais tarde, foi eleita, membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral TRE/BA para o biênio 1993/1995”, resumiu. 


Compartilhar: