Programa Reciclalba de coleta seletiva está institucionalizado
Em tempos de aquecimento global, a Assembléia Legislativa entra de vez na luta pela preservação ambiental. Trata-se do Reciclalba, programa de coleta seletiva de lixo da AL. O pontapé inicial desta proposta foi dado há nove anos. No entanto, durante este período, a coleta era feita despretensiosamente pelos funcionários. O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), editou Ato que constituiu uma comissão que coordenará o Reciclalba, institucionalizando-o definitivamente.
Esta comissão promoveu ontem, no Plenarinho, uma reunião com os profissionais da limpeza para conscientizá-los da necessidade da coleta. Recipientes coletores, devidamente sinalizados, serão distribuídos em todas as salas para coleta de papel em branco. Maria da Conceição, auxiliar de serviços gerais, ressaltou a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para os próprios funcionários. "Esta atitude evitará acidentes, pois, às vezes, a gente se machuca com o descarte de materiais cortantes no lixo", disse.
Segundo Jorge Guenna, presidente da Comissão do Reciclalba, o programa é uma parceria da Superintendência de Recursos Humanos, envolvendo todas as superintendências e a Assalba, consistindo no aproveitamento de jornais, revistas papelão, papéis, garrafas. "Estamos coletando duas toneladas diárias, vendidas a quinze centavos/kg", frisou Jorge, salientando que o dinheiro arrecadado com a venda é revertido em cursos de aperfeiçoamento para funcionários e dependentes, tanto da casa quanto dos terceirizados.
O lançamento oficial do programa ocorrerá no dia 19 de março e contará com a participação de artistas que divulgarão a necessidade da coleta. O espaço Via Ponte, centro pedagógico destinado à crianças e jovens com deficiência e que realiza um trabalho de reciclagem há algum tempo, exporá seus trabalhos no saguão e sua banda, com instrumentos de material reciclável, animará o evento junto com o coral da Casa.
REDES SOCIAIS