MÍDIA CENTER

Bobô propõe homenagem a cientista baiano que atua na linha de frente contra a Covid

Publicado em: 22/01/2022 07:48
Editoria: Notícia

Deputado Bobô (PCdoB)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Bobô (PCdoB) quer homenagear, com a Comenda 2 de Julho, o cientista e pesquisador Gustavo Cabral de Miranda. Baiano nascido no povoado de Creguenhem, na cidade de Tucano, Gustavo Cabral é responsável por comandar a pesquisa para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, no Incor.

“De origem humilde e batalhador, dr. Gustavo está na linha de frente do combate à Covid-19 e revela sua grandeza ao destacar a educação e a ciência como valores essenciais para qualquer sociedade”, afirmou Bobô.

Segundo o deputado, entre inúmeros feitos, o cientista baiano produziu o desenvolvimento de vacinas, inclusive uma ainda em modelo animal, contra o Zika vírus, que foi capa da revista científica internacional Vaccine, em 2019. “A valorização de profissionais como ele é a valorização da educação e da ciência, nesse momento de grande obscurantismo no Brasil”, acredita.

Bobô afirmou ainda no documento que Gustavo Cabral é desses baianos que têm o sertão dentro de si, como disse Guimarães Rosa, em sua obra Grande Sertão: Veredas. “Certamente, essa é a força que lhe propiciou uma trajetória vitoriosa. O vendedor de geladinho e de frutas ganhou o mundo, levando e elevando o nome da Bahia. Voou alto, alcançando a posição de ser um dos principais cientistas do Brasil”, pontuou.

O filho do agente de saúde aposentado, Washingiton Raimundo de Miranda, e da ajudante geral de escola, Maria das Graças Cabral de Miranda, é o maior exemplo de que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a vida das pessoas, na opinião de Bobô.

Estudou na escola Arlindo Dantas e escola Afro Julio de Santana. Só concluiu o Ensino Médio aos 21 anos de idade. Isso porque tinha que ajudar sua família. “Toda sua trajetória, seus feitos e serviços prestados em benefício dos brasileiros, dos baianos, justificam, de forma merecida, a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento baiano (concedida a quem eleva o nome da Bahia), para Gustavo Cabral de Miranda, a inteligência que nos orgulha e é esperança para o Brasil”, concluiu Bobô.



Compartilhar: