Quinta-feira , 27 de Janeiro de 2022

MÍDIA CENTER

Neusa solicita recuperação do asfalto da BA-432 na região de Canarana

Publicado em: 11/01/2022 19:49
Editoria: Notícia

Deputada Neusa Lula Cadore (PT)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
A deputada Neusa Lula Cadore (PT) solicitou ao governador Rui Costa o recapeamento asfáltico da BA-432, no trecho que interliga a BR-242 (Varzea do Caldas - Posto Carne Assada) a BA-148 contorno do Ifba, em Irecê.



"A referida via é acesso importante entre o município de Canarana e seus povoados, congregando, as comunidades rurais localizadas no curso da via, além de pessoas que trafegam para outros municípios da região", define a deputada Neusa.



No documento protocolado na Assembleia Legislativa, a deputada informou que a estrada "encontra-se em estado bastante danificado principalmente 5 Km de Segredo a Gameleira, 2 Km de Lagoa do Boi a Salobro, 4 Km de Salobro a Canarana e Canarana a Lajedo do Pau, cuja a pista está cedendo, comprometendo a passagem com segurança das pessoas que utilizam a via", detalhou.



O município de Canarana, situado no Território de Identidade de Irecê, tem a economia estimulada, principalmente, pela criação de ovinos, bovinos e caprinos e a agricultura, inclusive, a agricultura familiar, com o cultivo de mamona, milho e vegetais, cuja produção é toda escoada através das mencionadas vias, para abastecer a sede do município, os povoados e as cidades vizinhas.



Destaca-se que operação beneficia as 11 comunidades quilombolas reconhecidas, existentes na localidade: Mato Verde, Volta do Angico, Largo do Miranda, Lagoa do Zeca, Brejinhos, Cruzeiro, Segredo, Floresta, Três lagoas, Cansanção, Licuri do Simeão, além das famílias de irrigantes da agricultura familiar, proporcionando o escoamento da produção hortifrutigranjeira diariamente transportada para o Norte, Sul e capital da Bahia.



"É intenso o fluxo de pessoas que se deslocam por essa estrada, considerando, inclusive, uma realidade comum aos municípios pequenos, com população rural que precisa se deslocar aos centros urbanos, para serviços básicos e essenciais, como bancos, correios, farmácias, consultas médicas. Trafegam, ainda, pela referida estrada os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, que residem na zona rural e são conduzidas em ônibus escolares, os taxistas e motoristas de transporte alternativo que circulam diariamente sobre a via", argumenta Cadore.



O estado precário de circulação na via, se agrava, sobretudo, nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos, não oferecendo quaisquer condições de tráfego. O município de Canarana, localizado a 537 Km da capital Salvador, tem população estimada em 26.468 habitantes, no ano de 2021, de acordo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



Neusa anunciou ainda que fez o pedido "em nome da população do município de Canarana, e acolhendo a solicitação das lideranças do Partido dos Trabalhadores: Ronaldo de Souza, José Barreto e Almir Sena, ambos do referido município".



Compartilhar: