Terça-feira , 25 de Janeiro de 2022

MÍDIA CENTER

Eduardo Alencar destaca data magna de Ipiaú

Publicado em: 02/12/2021 05:52
Editoria: Notícia

Deputado Eduardo Alencar (PSD)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Eduardo Alencar (PSD) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulações com o povo de Ipiaú, município que comemora 88 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira (2).

Localizado na Região Sudeste, o município tem população estimada em 45 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ano de 2021. A economia tem como carro chefe a cultura do cacau. Além disso, apontou o parlamentar, a região vivencia, atualmente, expansão da produção industrial, e conta com uma mineradora instalada no município para exploração de níquel. A pecuária extensiva também tem se destacado em cidades próximas como Itagibá, Dário Meira, Ubatã, Gongogi, Poço Central e Ibicuí.

Alencar recordou que o cacau já levou muita riqueza à região, no entanto, devido à vassoura de bruxa e aos baixos preços, o cultivo decaiu, causando desemprego e pobreza à região. “A cacauicultura já chegou a contribuir com quase 49% do produto interno bruno (PIB) baiano. Atualmente, com as novas tecnologias para o combate da vassoura de bruxa e técnicas do cultivo da lavoura do cacau como clonagem, roça irrigada, espera-se que a região retorne a ser a grande produtora como nos tempos atrás”, contextualizou.

Eduardo Alencar aproveitou para parabenizar os ipiauenses pela passagem da data magna, desejando “muitas vitórias e progresso para esta querida e acolhedora cidade, que se destaca pela hospitalidade e bravura do seu povo”.



Compartilhar: