Homenagem a um dos maiores homens públicos do nosso tempo
"Um dos maiores homens públicos do nosso tempo." O elogio ao líder estudantil e sindical e combativo deputado estadual petista Paulo Jackson, que morreu em um acidente de ônibus, em 2001, aos 47 anos, quando se dirigia a uma reunião com moradores da Gameleira do Assuruá, na região de Irecê, foi reiterado pela maioria dos presentes à solenidade promovida pelo Governo do Estado, mudando o nome da Estação Bahia Azul, que agora passa a se chamar Parque Deputado Paulo Jackson.
As homenagens ao também ex-funcionário da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contaram com a presença do governador Jaques Wagner, da família do homenageado, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), do ex-governador Waldir Pires, políticos, dirigentes sindicais e amigos.
Foi inaugurado um busto do deputado, confeccionado pelo artista plástico Juarez Paraíso. Na ocasião também foi lançado o livro "Paulo Jackson: um oposicionista na Bahia, nos anos 90", tese de mestrado da pesquisadora Joandira Carvalho sobre a trajetória de Paulo Jackson na vida pública. O evento contou também com a participação do coral da Embasa, o Água Viva.
Segundo Wagner, as homenagens do Estado devem servir para eternizar o nome daqueles que servem de exemplo para a sociedade, como é o caso do Paulo Jackson. "Modelo ético e coragem invejável é o legado dessa figura ímpar e admirável, que não era um combatente da conveniência, a dureza dos seus argumentos não era retórica mas o externamento das suas convicções", afirmou o governador, em um discurso bastante emocionado.
Marcelo Nilo afirmou que o dia que soube da morte de Paulo Jackson foi o mais triste que passou na AL. Ele afirmou que o seu relacionamento com o ex-deputado teve três fases, primeiro em 1978 quando chegou à Embasa como estagiário, depois quando chegou à presidência da empresa e Paulo Jackson era presidente do Sindae. "Nessa época tivemos grandes divergências e debates, mas sempre mantendo um respeito mútuo", comentou.
O presidente da AL contou também que depois conviveu durante oito anos com o então deputado estadual Paulo Jackson, o que elevou o respeito já existente à uma admiração profunda. "Ele era admirado pelos seus companheiros e respeitado pelos adversários principalmente pela sua defesa intransigente da ética", ressaltou Marcelo Nilo, informando que está sendo criada uma Fundação para dar suporte institucional para que a TV Assembléia possa ser transmitida por canais abertos, e que por unanimidade dos membros da Mesa Diretora da Casa foi decidido que ela se chamará Fundação Paulo Jackson.
A família do ex-deputado participou comovida da homenagem que terminou com a música Bola de Gude, entoada pelo coral Água Viva formado por funcionários da Embasa, uma das músicas prediletas de Paulo Jackson. Também participaram da homenagem os deputados Bira Côroa (PT), Waldenor Pereira (PT) e Gilberto Brito (PR).
REDES SOCIAIS