Quinta-feira , 28 de Outubro de 2021

MÍDIA CENTER

Olívia saúda os 30 anos da Timbalada, "um arrastão de alegria e ação social"

Publicado em: 14/10/2021 05:23
Editoria: Notícia

Deputada Olívia Santana (PC do B)
Foto: Arquivo/ASCOM

“Sob a batuta do Mr. Infinito Brown, maestro de mil instrumentos, lá vem ela como um arrastão de igualdade e fraternidade musical, abrindo caminhos com a mensagem universal de seu grafismo tribal, pedindo licença a quem é de paz, paciência e fé”. Assim, de forma poética, a deputada Olívia Santana (PC do B) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de aplausos pelos 30 anos do Grupo Timbalada. 

“Parece que foi ontem, né, que o furacão Carlinhos Brown, sob inspiração de Pintado do Bongo, tirou de seu turbante esse exército de alegria e força do chão batido do Candeal para fazer tremer o asfalto dos melhores circuitos do mundo do carnaval”, lembrou a parlamentar.

No documento, a autora da moção considera Brown um mestre dos tambores, feiticeiro de ritmos, um homem de canções, palavras e muita ação social e comunitária. Segundo a comunista, foi ele quem “armou sua tenda de educação, saberes e fazeres para devolver ao seu ninho o que o mundo lhe trouxe, através de seu sucesso mundial”. 

Em uma narrativa de versos, Olívia diz que Carlito Marron é de tantos palcos e telas mundo afora, de tantas trilhas e caminhos abertos para a arte negra popular de Salvador. “Essa gente pintada para a guerra da paz e da alegria, da dança que faz chover água mineral. Da caixa de pandora, que a cada ano traz uma novidade esperada com suspense e emoção. Aguardar a Timbalada na avenida é esperar invenção, surpresa e criatividade à flor da pele”, declara a legisladora, que comemora as três décadas de musicalidade e cultura do grupo, que fez aniversário em fevereiro, com muita maturidade, força e perseverança para executar sua missão.

A presidente da Comissão de Direitos da Mulher da ALBA salienta que nesta primavera, com carnaval ou não, na rua ou online, vai ter festa para balançar o gueto. “E o gueto não é apenas no Candeal, é em toda a Bahia; em cada rua onde um menino sonhar com um agogô, timbau ou caxerê. Damos viva e desejamos vida longa à Timbalada da Bahia! Oxalá, todos os caminhos estejam livres para o povo abraçar, saudar e aplaudir essa gente especial marcada para brilhar e florescer”, enalteceu a deputada.

Ao finalizar sua moção de aplausos, a deputada saudou “a entidade super do bem, que faz barulhão bom, uma agremiação que não nunca deixa de tocar suas atividades comunitárias e sociais, que faz da música sua ferramenta como forma de ampliar horizontes para crianças e jovens”. 

Olívia Santana afirma ter uma grande admiração pelo líder Brown, que o mundo aplaude de pé há muitos anos. “Aqui aplaudimos também a sempre viva e sempre nova Timbalada. Que venha, com a benção dos deuses, para espantar de vez a pandemia, ela, a única, a inigualável Timbalada da Bahia!”.



Compartilhar: