Sexta-feira , 22 de Outubro de 2021

MÍDIA CENTER

Ampliação da rede de proteção às mulheres é defendida por Neusa Cadore

Publicado em: 07/10/2021 07:11
Editoria: Notícia

Deputada Neusa Cadore Lula (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

A deputada Neusa Cadore Lula (PT) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa endereçada ao governador do Estado da Bahia solicitando o atendimento pela Delegacia Móvel Especial de Atendimento à Mulher (Deam) Itinerante nos municípios da Bacia do Jacuípe.

“O território da Bacia do Jacuípe possui alto índice de violência e não dispõe de nenhuma Deam, o que impacta diretamente na garantia e promoção dos direitos humanos das mulheres”, disse a parlamentar. A região abrange 15 municípios, são eles: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço. E conta com população de aproximadamente 237 mil habitantes.

A parlamentar reconhece o esforço do Governo do Estado da Bahia na consolidação de políticas públicas para as mulheres. Neusa destacou o combate à violência, as campanhas educativas e a interiorização das Delegacias Especializadas. Já são 15 dessas unidades policiais nos municípios baianos. Duas em Salvador, e uma em Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Candeias e Camaçari.

Ainda assim, a Bahia ocupa o terceiro lugar no índice de feminicídio, segundo Rede de Observatório de Segurança. “Apesar de serem cada vez menos aceitas socialmente, as práticas violentas contra a mulher, permanecem irradiando, fazendo vítimas e silenciando mulheres, principalmente, nas formas mais brandas de agressão”.



Compartilhar: