Sexta-feira , 24 de Setembro de 2021

MÍDIA CENTER

Régis reverencia memória de Esmeraldino Lisboa

Publicado em: 14/09/2021 09:08
Setor responsável: Notícia

“Como uma singela homenagem póstuma a Esmeraldino Lisboa”, o deputado Sandro Régis (DEM) propôs ao Governo do Estado que batize o Anel Viário da BA-549, perímetro da cidade de Itamari, com o nome do coronel, filho de Barachisio dos Santos Lisboa e Andrelina de Oliveira Lisboa.

Na indicação, o democrata discorreu sobre a vida do Coronel Esmeraldino e destacou que, do patriarca “de cabelos branquíssimos, olhos azuis, sempre elegante”, ficou uma riqueza de registro de lições, como referência para “nossas tradições de família”. Todos os anos ele “tinha o prazer de possuir um carro novo”, e o hábito de distribuir presentes, jogar cédulas de dinheiros pelas estradas “onde sabia das carências do povo”.

Os cavalos eram sua paixão. Ele possuía os melhores e com eles realizava “muitas peripécias”, além da comercialização. Coronel Esmeraldino Lisboa era muito cuidadoso com sua aparência, contou o parlamentar, lembrando que “gostava de andar arrumado, sempre usava camisas de seda pura”. Ele tinha o hábito de viver e se vestir bem e não dispensava o uso de ternos engomados, gravata, sapato social com meias. “Brincalhão”, possuía muitos amigos nas cidades vizinhas e tinha o prazer em recebê-los. Recebia gerente de banco com gentileza, mas sempre rejeitou depositar seu dinheiro, que ficava em mãos do irmão Nyomísio e no cofre em sua casa de Ituberá.



Compartilhar: