Sexta-feira , 24 de Setembro de 2021

MÍDIA CENTER

Tom Araújo saúda os 63 anos de Paulo Afonso

Publicado em: 29/07/2021 07:41
Setor responsável: Notícia

O deputado Tom Araújo (DEM) apresentou, no Legislativo baiano, moção de congratulações pelos 63 anos de emancipação político-administrativa do município de Paulo Afonso, comemorados dia 28 de julho. A homenagem traz detalhes sobre a fundação da cidade, com população estimada de 118.516 habitantes.

O parlamentar anota que as terras pauloafonsinas, cortadas pelo rio São Francisco, tiveram suas primeiras movimentações em 1553 com as expedições que desbravavam a região: Foi no século XVIII, quando o território foi ocupado por portugueses chefiados por Garcia d’Ávila, os quais subiram o rio São Francisco e se fixaram próximo à cachoeira, que de fato se iniciou o processo de povoamento do território por não indígenas. Num local habitado pelos índios mariquitas e pancarus, o grupo mantive convivência pacífica com as tribos e desenvolveram atividades na lavoura e na pecuária.

Foi com a chegada do sertanista Paulo Viveiros Afonso, que ocupou as terras baianas situadas à margem direita do rio, que se formou um Arraial, tornando-se a Tapera de Paulo Afonso – descreveu o democrata. “A Tapera, haja visto sua localização e a abundância de água, também se tornou ponto de tropeiros e boiadas que ali paravam para descaso. Assim, o local fortalece seu desenvolvimento e logo surgem diversas outras necessidades, a exemplo de um comércio mais abrangente”, registrou.

Tom Araújo ressalta a criação, em 15 de março de 1948, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, visando o aproveitamento da energia da cachoeira de Paulo Afonso. Ele lembra ainda o feito de Delmiro Gouveia, que, em 26 de janeiro de 1913, inaugura a pequena usina de 1.500 HP, atualmente inativa, que serve de ponto de transporte de energia elétrica para a localidade de Pedra, atual cidade de Delmiro Gouveia.

“Saúdo a todos os pauloafonsinos pelos 63 anos da emancipação dessa terra. Parabenizo essa gente acolhedora e ressalto ser um privilégio poder compartilhar um pouco desse momento que representa essa tão importante conquista para todos os munícipes. Que os filhos dessa terra continuem trilhando os caminhos do desenvolvimento, elevando diariamente o nome do município”, festejou o deputado Tom.



Compartilhar: